AGTZ Twin Tail: O Zagato inspirado no Alpine A220

12/03/2024

Fevereiro de 2024 ficará na história da carrozzeria italiana Zagato, pois esta apresentou o seu primeiro automóvel de produção como marca própria desde os anos 90. Este novo automóvel foi criado por iniciativa da empresa polaca La Squadra, como uma interpretação moderna do Alpine A220 de 1969.

Com base no Alpine A110, a Zagato desenvolveu o AGTZ Twin Tail com um desenho único da carroçaria, com referências directas e proeminentes ao clássico Alpine A220. O comprimento da carroçaria é variável, com a adição de um painel mais longo na traseira, daí a designação Twin Tail (cauda dupla) do modelo. O interior mantém-se inalterado em relação ao A110.

A nível mecânico está equipado com o mesmo motor do automóvel dador, neste caso o M5Pt TCe da Renault-Nissan de quatro cilindros em linha e 1,8L de cilindrada e 250cv de potência, colocado na zona central traseira. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa de dupla-embraiagem de sete velocidades.

A produção será limitada a 19 unidades com um preço a começar nos 650 mil euros. A sua apresentação pública acontecerá no Concorso d’Eleganza Villa d’Este em Maio e as entregas aos primeiros clientes deverão começar em Outubro.

zagato-agtz-twin-tail (31)
zagato-agtz-twin-tail (32)
zagato-agtz-twin-tail
zagato-agtz-twin-tail (1)
zagato-agtz-twin-tail (2)
zagato-agtz-twin-tail (3)
zagato-agtz-twin-tail (4)
zagato-agtz-twin-tail (5)
zagato-agtz-twin-tail (6)