Anúncio da Toyota banido no Reino Unido. O que chocou as autoridades?

25/11/2023

Entidade que regula a publicidade no Reino Unido não gostou de ver veículos de todo-o-terreno da Toyota em… todo-o-terreno!

A publicidade em televisão continua a ser um dos meios preferenciais para as grandes marcas promoverem os seus novos modelos e novas tecnologias, mas nem sempre corre de acordo com esperado. O órgão regulador de publicidade do Reino Unido decidiu retirar do ar um anúncio à Toyota Hilux, que mostrava a pick-up da marca japonesa em cenas de condução for a de estrada, o seu habitat natural.

Ora, entendeu aquela entidade reguladora britânica que os anúncios em causa revelam falta “de sentido de responsabilidade para com a sociedade”, noticiou o “The Guardian”.

De acordo com a mesma fonte, a referida campanha “apresentava e tolerava o uso de veículos de uma forma que ignora o seu impacto sobre a natureza e os meio ambiente”.

Em defesa da peça publicitária (abaixo), a Toyota alegou que o veículo está “destinado aos ambientes mais difíceis”, sublinhando que certas indústrias, como a agricultura e a silvicultura, necessitam deste tipo de capacidade off-road mostrada no anúncio. Disse ainda que as imagens foram captadas na Eslovénia, em terrenos privados com autorização do proprietário, e que os esforços da marca para eletrificar os automóveis desde 1997 demonstram o seu compromisso com o cuidado do planeta.

Em 2022, também a Land Rover terá ido demasiado longe para promover as capacidades dinâmicas do novo Defender, acabando por ver um dos seus anúncios banidos da televisão inglesa. A produção foi alvo da censura da Advertising Standards Authority (ASA), entidade reguladora para campanhas publicitárias no país, que agiu em resposta a queixas submetidas por consumidores.

O vídeo em causa (abaixo) é o da campanha “Above and Beyond Land”, que mostra as imagens espetaculares de várias unidades do Land Rover Defender no seu habitat natural, fora de estrada, onde reproduzem as situações de trânsito que todos estamos a habituados a enfrentar diariamente na cidade. Problema, entre várias analogias fracamente originais está uma que deixou clientes e autoridades preocupadas.

Alegadamente, a imagem final do anúncio (que ainda pode ver no link abaixo), em que os carros estacionam próximos de um penhasco, com os sensores de estacionamento a avisarem que o veículo está a aproximar-se do precipício, pode induzir os condutores em erro, uma vez que aquele dispositivo de ajuda ao parqueamento não funcionaria num espaço vazio como aquele que aparece representado nas imagens. Considerando que o vídeo ameaça a segurança, a ASA decidiu proibir a sua divulgação.