A incorporação de motores elétricos nas rodas é uma solução que já está a ser explorada em diversas configurações, equipando veículos com duas ou quatro rodas motrizes e também híbridos. Os britânicos da Saietta Group aceleram as possibilidades de aplicação da tecnologia, com a apresentação de uma nova arquitetura de nome AFT 140, uma plataforma modular do tipo skate, desenvolvida exclusivamente para veículos movidos a baterias.
Entre as vantagens anunciadas, a maximização do espaço disponível para o chassis, com o grande argumento de poder adaptar-se a todo o tipo de veículos e carroçarias. Mas há mais: a inclusão dos motores nas rodas permite reduzir sobremaneira a complexidade da unidade motriz, uma vez que permite diminuir o número de peças necessárias, incluindo alguns dos componentes mais pesados, beneficiando a relação peso/potência do conjunto.
“Não pretendemos tornar-nos num fabricante de plataformas e apenas desenvolvemos um chassis para demonstrar o potencial do nosso inovador motor na roda. Nós queremos trabalhar com criadores de plataformas, complementando ao invés de competir com as suas inovações”, refere Wicher Kist, CEO da Saietta Group.
Posicionados nos quatro cantos da plataforma, quatros motores também vão melhorar a manobrabilidade, a flexibilidade, modularidade e capacidade de tração nas quatro rodas. Tudo isto a somar aos benefícios de um sistema de travagem regenerativa otimizado, que devolve energia ao pack de baterias, ampliando a autonomia do veículo com uma única carga.
“Trata-se de tecnologia de ponta, para el mundo real”, afirma Kist.
