Armani e Bvlgari em ouro polido e diamantes. Os Fiat 500 mais exclusivos a leilão

30/11/2023

Armani e Bvlgari são ícones do design italiano que dispensam apresentações, e a estes juntou a famosa empresa de mobiliário Kartell, para a criação de edições únicas do novo Fiat 500 elétrico.

Estes one-off foram revelados em 2022, durante o evento de apresentação do reinventado modelo citadino, para integrar a coleção privada do fabricante de Turim, mas serão leiloadas no próximo dia 7 de dezembro, durante o Art Basel Miami Beach.
O ator Leonardo DiCaprio, embaixador da Fiat, irá nomear as entidades ambientalistas que vão receber as verbas angariadas com a venda das três edições exclusivas:

500 GIORGIO ARMANI
A casa de alta-costura criou a própria versão do 500 elétrico, o 500 Armani, em nome da alfaiataria intemporal e da sustentabilidade. Ao utilizar tecnologia a laser, Armani quis moldar o metal que cobre a carroçaria (eventualmente decapando-o) com uma exclusiva gravação de um micropadrão em ziguezague, aproximando-o o mais possível das três dimensões de um tecido. O resultado é ainda realçado por um tom com “efeito seda” cinzento-verde Armani. De referir que também a tinta opaca utilizada no exterior é um produto inovador. Enquanto o logo “GA” é um elemento forte do design do volante e de personalização do tecido da capota, os vidros de cor âmbar aumentam o nível de harmonia e sofisticação da viatura.

O caráter natural e a autenticidade dos materiais são ainda realçados pela sinuosa e escultural aplicação no tabliê, revestida com madeira de poro aberto reconstituída, enriquecida com finas camadas de alumínio embutido que vai buscar inspiração e contemporaneidade à linha Armani/Casa.

B.500 “MAI TROPPO”
A Bvlgari criou uma homenagem ao trabalho artesanal e à beleza. O 500 sempre desempenhou um papel em La Dolce Vita, ícone italiano nascido do amor pela beleza e pela arte. A nova intérprete destes valores é a Bvlgari, um emblema da excelência italiana, uma marca que se tem renovado ao longo dos anos ao reescrever as regras da joalharia mundial e ao lançar tendências que se tornaram ícones do design contemporâneo. Não poderia, portanto, ter sido escolhido outro nome a não ser “MAI TROPPO” [nunca é de mais].

Este exemplar ostenta uma pintura nacarada cor de açafrão, tonalidade emblemática da Bvlgari, inspirada nos matizes dos pores-do-sol romanos. Além da pintura dourada, o B.500 dispõe de soleiras laterais e de frisos dianteiros realizados com recurso à técnica de vitrificação, de jantes de design específico em forma de estrela, histórico símbolo da Bvlgari, pintadas de preto e com guarnição dourada, e de um emblema lateral tipo “joia” em ouro polido com logo B.500 sobre pavé de diamantes. Mas a verdadeira joia do interior são três pedras semipreciosas, ametista, topázio e quartzo citrino, incrustadas numa pregadeira amovível, concebida pelo mestre ourives da Bvlgari e colocada no centro do volante.

500 KARTELL
A icónica marca de design industrial italiano que continuamente experimenta e procura estéticas novas e funções originais para plásticos. O exterior apresenta um conceito de “cor monobloco”, em que diferentes tipos de materiais – metal, vidro, borracha, plástico e tecido – são interpretados recorrendo à mesma cor: azul Kartell, derivado do azul Yves Klein, um tom universalmente reconhecido e um ícone da marca. As superfícies da carroçaria são em azul Kartell com efeito espelhado obtido com uma tinta cromada ecológica.

Os logótipos das duas marcas destacam-se na carroçaria graças ao acabamento com policarbonato polido que transmite uma sensação de solidez e profundidade. Os elementos mais simbólicos do exterior, além do efeito da cor, são os componentes fabricados em policarbonato reciclado proveniente de projetores parabólicos, utilizado na grelha dianteira, nas jantes e nas capas dos retrovisores.

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