Cerca de um ano depois da Aston Martin ter uma nova fábrica em St Athan para a produção do DBX, o primeiro exemplar do modelo que marca a estreia da marca de luxo britânica no segmento dos SUV acabou de sair daquela linha de montagem no País de Gales.

O momento assinalado com pompa e circunstância contou com a presença do vice-presidente executivo e diretor criativo da Aston Martin, Marek Reichman, que falou em nome de toda a equipa envolvida no projeto nos últimos cinco anos. “Estamos incrivelmente orgulhosos do nosso primeiro SUV, que não é só um Aston Martin, como também um dos nossos carros desportivos. O DBX tornou-se no veículo que irá conduzir a Aston Martin a uma nova e arrojada era”.

O DBX, concorrendo no segmento que mais vendas vale em todo o mundo, será modelo importantíssimo para os cofres da Aston Martin, contribuindo também de forma decisiva para diversificar a carteira de clientes da marca, sobretudo entre as mulheres.

O SUV de luxo britânico mede avantajados 5,05 metros de comprimento, não ultrapassando os 1,68 m de altura. Na balança acusa 2245 kg, quase equitativamente distribuídos pelos dois eixos (54% à frente e 46% atrás), contando com suspensões independentes nas quatro rodas e sistema pneumático adaptativo de câmara tripla com barra estabilizadora elétrica de 48v (eARC) e amortecimento adaptativo para eficácia acima da média dentro e fora de estrada, podendo variar a altura ao solo até um máximo de 235 mm.

O motor é um V8 de 4 litros, o mesmo bloco do Aston Martin DB11, sobrealimentado por dois turbos e fornecendo 550 cv e 700 Nm. A marca anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 291 km/h. Em associação ao V8 está uma transmissão automática de nove velocidades, que funciona em parceria com o sistema de tração integral dotado de diferenciais ativos, incluindo diferencial central e traseiro de deslizamento limitado que gere o binário entre as rodas. Motor, caixa e suspensão funcionam de acordo com sistema de modos de condução, variando os parâmetros através de seis programas disponíveis – quatro para asfalto e dois para atividades off-road.

Confirmando o plano inicial de iniciar as entregas das primeiras unidades aos clientes ainda no decorrer deste mês de julho.

 

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