Equipado com um motor de seis cilindros em linha construído totalmente em liga R. R. 50 de alumínio-níquel, de dupla árvore de cames à cabeça, três carburadores SU e 4,0 litros de cilindrada, o DB5 conta 282cv às 5.500rpm e 380Nm de binário às 4.500rpm. Acoplado ao motor está uma caixa manual de cinco velocidades produzida pela ZF, que envia a potência para o diferencial traseiro Power Lok. O automóvel podia atingir a velocidade máxima de 240km/h, fazendo com que a marca britânica afirmasse que o DB5 era o GT de quatro lugares mais veloz do mundo.
Em 1964 é lançada a versão mais apimentada, o DB5 Vantage, agora com três carburadores de duplo corpo Weber e cames com perfil diferente, passando o motor a debitar respeitáveis 325cv às 5.500rpm. No entanto, apenas 65 exemplares foram produzidos, tornando este modelo um dos mais procurados.
O luxo e requinte não foram descorados e se a qualidade de construção continuava a ser idêntica ao do anterior DB4, com o DB5 a Aston Martin introduziu mais equipamento, como os vidros eléctricos e a possibilidade de ser equipado com ar condicionado.
O resto é história, como diz o ditado. Seis décadas passadas, o Aston Martin DB5 permanece num panteão de absoluto destaque no universo automobilístico, povoando os sonhos de entusiastas por todos os lugares do planeta.