Ativistas atacaram BMW M1 pintado por Andy Warhol

20/11/2022

Vários ativistas pela defesa do meio ambiente lançaram 8 kg de farinha sobre el famoso BMW M1 decorado pelo artista americano Andy Warhol.

A obra de valor inestimável encontra-se exposta em Milão, Itália, e foi o alvo escolhido pelo grupo para “enviar uma mensagem de alarme sobre o colapso climático”.

Imaginado pelo piloto francês e adepto de arte Hervé Poulain e concebido em paralelo com o fundador da BMW Motorsport, Jochen Neerpasch, o primeiro BMW Art Car foi comissionado quando ambos pediram a Alexander Calder para desenhar o 3.0 CSL de 1975. Quatro anos depois, o programa artístico da BMW entregou a Andy Warhol um dos seus carros mais icónicos.

“Eu adoro este carro. É mais bem-sucedido do que a obra de arte”, foi a opinião do artista norte-americano depois de as suas pinceladas arrebatadoras terem transformado o BMW M1, com que a marca alemã iria brilhar nas 24 Horas de Le Mans, num verdadeiro símbolo da cultura Pop.

A intenção dos responsáveis do fabricante de Munique era registar o momento, mas para a posteridade ficaram apenas os últimos retoques, pois Warhol “despachou” o trabalho em 28 minutos. Foi em 1979.