Desportivo de inspiração vincadamente retro com mais de 800 cv elétricos, para duas voltas a fundo no Nürburgring…

 

Mais compacto e ágil do que o primeiro Quattro dominador no Mundial de Ralis, o Audi Sport Quattro S1, com motor 5 cilindros a debitar mais de 500 CV de potência, marcou uma era na competição. Agora, inspirados pelos sucessos do carro icónico da marca dos quatro anéis, os alemães da E-Legend criaram a sua reinterpretação moderna, na forma de um desportivo 100% elétrico, que recupera a imagem e o espírito ‘racing’ do Audi da década de 80.

No lugar da mecânica sobrealimentada a gasolina e do célebre sistema de tração total quattro, a companhia fundada por Marcus Holzinger, antigo designer da Volkswagen, aposta num sistema de três motores, de que se extraem 800 CV elétricos.

Em nome do pai

O novo projeto da E-Legend, com sede na localidade de Beilngries, a escassos 35 km de Ingolstadt, assume ligações muito fortes à marca alemã do Grupo VW. Não só o pai de Holzinger foi um dos responsáveis pelo design Quattro original, como a imprensa alemã também adianta que o protótipo incorpora a mesma tecnologia de baterias do Audi e-tron GT.

Porém, confirmados estão apenas dados mais básicos, como a capacidade das baterias (90 kWh) e a autonomia estimada de 400 km entre carregamentos. Ou, de acordo com a marca, o suficiente para duas voltas ao circuito de Nürburgring no programa mais desportivo SportPlus…

Também conhecida é a arquitetura de motor à frente e dois motores no trem traseiro, para uma potência combinada que chega a exatos 816 CV, o suficiente para cumprir a tradicional medição de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos; a aceleração de 0 a 200 km/h ‘arruma-se’ em rapidíssimos 10 segundos. A velocidade máxima não foi anunciada.

O E-Legend será fabricado em edição limitada a apenas 30 unidades, por preços a partir de 1 milhão de euros.

Seguir-se-ão as versões retrofuturistas de Lancia Delta S4, Peugeot 206 Turbo 16 e Renault 5 Maxi Turbo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.