As autoridades em Espanha estão a alertar para o aumento das tentativas de roubo de automóveis com recurso a uma técnica que é conhecida como o método “Ronaldinho”.
De acordo com a Policía Nacional, esta tipologia de crime é cada vez mais comum, sobretudo nas zonas de diversão noturna, em estacionamentos nas imediações de bares e discotecas.
Esta semana, só em Valência, foram detidos seis homens acusados de assaltos com recurso à referida técnica, que as autoridades classificam como perigosas e violentas.
As provas de vídeo recolhidas nos locais dos roubos mostram que os ladrões atuam, habitualmente, nas noites mais movimentadas, em locais onde a iluminação é mais fraca.
A técnica do “Ronaldinho” consiste, basicamente, em fingir que se está alcoolizado, para distrair e reduzir o estado de alerta do alvo escolhido. O ladrão aproxima-se da vítima, mete conserva em tom de brincadeira e abraça-a, sendo neste momento tenta retirar-lhe dos bolsos a carteira e as chaves do carro.Quando não resulta, o atacante simula uma queda e, uma vez no chão, agarra as duas pernas da vítima, projetando-a também para o solo e bloqueando os seus movimentos, até à chegada de outros assaltantes.
