Autonomia de 35 elétricos testada: quem se aproximou e afastou mais dos valores oficiais?

10/07/2023

Os norte-americanos testaram 35 veículos elétricos para tirar a limpo a sua autonomia real: quais se afastam mais do alcance anunciado?

 

A autonomia é um dos pontos-chave a ter em conta na avaliação de um automóvel elétrico. E em torno deste tema, surgem quase sempre uma eterna questão: será que os valores homologados correspondem à realidade?

Com a chegada dos testes WLTP, na Europa, tanto os valores de consumo de combustível para veículos com motores de combustão, como os valores de autonomia elétrica estão muito mais próximos da realidade do que anteriormente.

Nos EUA, o portal InsideEVs fez um teste a 35 veículos elétricos para saber qual o desfasamento entre a autonomia medida e a autonomia declarada no ciclo EPA, o método de medição nos EUA.

Nestes ensaios, os automóveis foram conduzidos a uma velocidade constante de 70 mph (112 km/h).

Alguns destes modelos que participaram no teste nãor são vendidos na Europa, mas não deixa de ser uma análise com interesse.

Veículos que registaram menos autonomia do que a anunciada

Veículo Autonomia real (km) Autonomia EPA (km) Diferença
Ford Mustang Mach-E Premium AWD Extended Range 2023 458,7 466,7 -1,7%
Mini Cooper SE 2020 173,8 177 -1,8%
Polestar 2 2021 363,7 233 -3,1%
Lucid Air Dream Edition Range 2022 804,7 836,9 -4%
Ford Mustang Mach-E California Route 1 Edition 2021 461,9 490,8 -6%
VW ID.4 First Edition 2021 376,6 402,3 -6,4%
Ford Lightning Pro Standard Range 2022 344,4 370,1 -7%
Hyundai Kauai EV 2020 383 415,2 -7,8%
BMW i3S 2019 226,9 246,2 -7,8%
Audi e-tron 2019 305,6 328,3 -7,9%
Tesla Model 3 AWD 466,7 518,2 -10%
Smart Electric Drive 2018 82,1 91,7 -10,5%
Kia EV6 GT-Line AWD 20″ 2022 394,3 441 -10,6%
Hyundai Ioniq 5 AWD SEL 19″ 2022 365,3 412 -11,3%
Nissan Leaf SL+ 2020 305,8 346 -11,6%
Tesla Model S Plaid 21″ 2021 482,8 560,1 -12%
Tesla Model 3 AWD 2021 498,9 568,1 -12,2%
Tesla Model Y AWD 2020 444,2 508,6 -12,7%
Chevrolet Bolt EV 2020 363,7 416,8 -12,7%
Ford F-150 Lightning Lariat Extended Range 2022 434,5 515 -15,6%
Jaguar I-Pace EV400 22″ 2022 313,8 376,6 -16,7%
Rivian R1T Large Pack 20″ 2022 408,8 314 -19,1%
Chevrolet Spark EV 2015 101,4 132,0 -23,2%
Hyundai Ioniq 5 AWD Limited 20″ 2022 313,8 412 -24%
Fonte: InsideEVs

Veículos que registaram mais autonomia do que a anunciada

Veículo Autonomia real (km) Automomia EPA (km) Diferença
Hyundai Ioniq EV 2020 275,2 273,6 +0,6%
BMW i4 M50 20″ 2022 384,6 365,3 +5,3%
BMW iX xDrive50 20″ 2022 555,2 521,4 +6,5%
Ford Mustang Mach-E AWD Std Range 2021 363,7 211 +7,1%
Mercedes EQS 450+ 2022 635,7 563,3 +13%
Porsche Taycan 4 Cross Turismo 93 kWh 2021 405,6 346 +17,2%
Porsche Taycan Turbo Cross Turismo 93 kWh 2021 395,9 328,3 +20,6%
Porsche Taycan RWD 93 kWh 2021 478 362,1 +32%
Porsche Taycan RWD 93 kWh 2023 (nuevo software) 490,8 362,1 +35,8%
Porsche Taycan 4S 93 kWh 2020 447,4 326,7 +36,9%