A empresa israelita Eviation Aircraft realizou com sucesso o batismo de voo do seu avião comercial 100% elétrico, a partir do Aeroporto Internacional Grant County, em Washington, EUA.
O teste como uma duração de oito minutos, atingindo uma altitude de cerca de mil metros.
O Eviation Alice tem capacidade para transportar até nove passageiros e uma carga máxima de 1.134 kg. Está equipado com um motor elétrico que movimenta as hélices traseiras em forma de ‘T’, anunciando uma autonomia para 463,5 quilómetros com uma carga das baterias, podendo alcançar a velocidade máxima de 481 km/h.
Today, our all-electric Alice aircraft electrified the skies and embarked on an unforgettable world’s first flight. See Alice make history in the video clip below. We’re honored to celebrate this groundbreaking leap towards a more #sustainable future.#electricaviation pic.twitter.com/Q9dFoTPyiB
— Eviation Aircraft (@EviationAero) September 27, 2022
“Fez-se história”, comentou Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation, em declarações ao CNN Business. “Não vimos a tecnologia de propulsão mudar na aeronave desde que passamos do motor a pistão para o motor a turbina. Foi na década de 1950 a última vez que vimos uma tecnologia totalmente nova como esta…”, acrescentou.
A empresa espera entregar as primeiras aeronaves até 2027.
