Chegada ao mercado em 2019, a Ténéré 700 foi a resposta às preces de muitos motociclistas que gostam da vertente de aventura e sonham em serem protagonistas na mítica prova do Rali Dakar. A trail de média cilindrada da Yamaha provou ser um sucesso de vendas com a produção a não chegar para as encomendas, muito por causa do seu design apelativo, mas sobretudo devido ao seu preço muito competitivo.

Como não existem milagres, a Yamaha teve de ser muito criteriosa na escolha de componentes para a Ténéré 700 ter um preço abaixo da concorrência equipando-a em algumas situações com soluções funcionais, mas básicas como é o caso do protetor de cárter que vem instalado de origem. Cumpre a sua função, mas para além da espessura do alumínio de que é feito ser muito fina, ainda deixa uma boa parte do motor vulnerável e componentes desprotegidos.

De entre as muitas soluções de acessórios para melhorar a eficácia da moto numa utilização fora de estrada (incluindo os da própria marca), destacamos a proteção de cárter da AXP. Trata-se de uma empresa que fabrica proteções para motos de aventura e enduro num material semelhante ao plástico há bastante tempo. A lógica prende-se com o facto de o plástico acompanhar a flexão natural da estrutura do quadro da moto e poder também absorver e defletir impactos sem deformação permanente, regressando à sua forma original.

A proteção de cárter AXP para a Ténéré 700 tem uns respeitáveis 8mm de espessura e é mais pesada que a original, mas mais leve do que as opções similares. Na verdade, o plástico é um Polyethyleno de alta densidade moldado de forma a proteger mais do que apenas o cárter: na frente protege uma área maior dos coletores de escape, a bomba de água, o sensor do descanso e um pouco das tampas do motor. Tem ainda um pequeno apêndice que resguarda o link do amortecedor. Existem acessórios para proteção de todos estes componentes, mas se somarmos o valor individual de cada um facilmente percebemos que com esta solução já poupámos dinheiro.

Testámos a versão para o modelo da Ténéré 700 Euro 4 (a versão para Euro 5 já está disponível) e a sua instalação não podia ser mais simples: são utilizados os mesmos apoios onde se aparafusa a proteção original, sendo a operação mais desafiante a instalação de um T em Polyethyleno fornecido juntamente, que serve para proteger a zona do escape que está mesmo por baixo do motor contra impactos fortes. A AXP Racing recomenda colocar um pouco de espuma autocolante entre a proteção e a bomba de água para eliminar o ruído causado pelas vibrações, mas não notámos nada, pelo contrário, no nosso teste fora de estrada até os inevitáveis impactos das pedras na proteção foram praticamente silenciosos.

Preço: 239 euros
www.axp-racing.com