A Comissão Europeia (CE) lançou o primeiro leilão do novo Banco Europeu do Hidrogénio para apoiar a produção de hidrogénio renovável na Europa, com um montante inicial de 800 milhões de euros provenientes das receitas do comércio de emissões, canalizado através do Fundo de Inovação. Os produtores de hidrogénio renovável podem concorrer a apoio na forma de uma tarifa fixa por quilograma de hidrogénio produzido.
“A tarifa destina-se a preencher a lacuna entre o preço de produção e o preço que os consumidores estão atualmente dispostos a pagar, num mercado onde o hidrogénio não renovável ainda é mais barato de produzir”, refere a CE.
No âmbito do leilão piloto, os produtores de hidrogénio renovável podem apresentar propostas para apoio da UE para um determinado volume de produção de hidrogénio.
Calendário previsto
Os concorrentes têm até 8 de fevereiro de 2024 para se candidatarem através do Portal de Financiamento e Concursos da UE.Assim que os projetos tenham assinado os seus acordos de subvenção, terão de começar a produzir hidrogénio renovável dentro de cinco anos.
O Banco Europeu do Hidrogénio foi anunciado pela Presidente von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União Europeia em 2022 para apoiar a produção doméstica de hidrogénio da UE e importações de parceiros internacionais de hidrogénio renovável. Pretende desbloquear investimentos privados na UE e em países terceiros, abordando os desafios e necessidades iniciais de investimento, fechando a lacuna de investimento e ligando o futuro fornecimento de hidrogénio renovável aos consumidores.