BMW inicia produção de células de combustível para o iX5 a hidrogénio

07/09/2022

A combinação da tecnologia de célula de combustível e as baterias de alto desempenho são mais uma alternativa para enriquecer o leque de opções na BMW, com o objetivo de alcançar uma transição mais diversificada para a mobilidade sustentável e com emissão zero. E a marca bávara, com a presença simbólica do Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, Oliver Zipse e Frank Weber, Membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pelo Desenvolvimento, acaba de arrancar com a produção do sistema de fuel cell a hidrogénio em Munique, na Alemanha, para equipar o BMW iX5 Hydrogen, que entrará em fase de testes e demonstração em todo o mundo a partir do final deste ano.

“Como uma fonte de energia versátil, o hidrogênio tem um papel fundamental no caminho para a neutralidade climática. E ganhará substancialmente em importância no que diz respeito à mobilidade pessoal. Achamos que os veículos movidos a hidrogénio estão tecnologicamente posicionados de forma ideal para se encaixar aos veículos elétricos e completar o quadro de mobilidade elétrica”, disse Oliver Zipse. “Ao iniciar a produção em pequena escala de células de combustível hoje, estamos demonstrando a maturidade técnica desse tipo de sistema de acionamento e destacando seu potencial para o futuro”, acrescentou.

O BMW iX5 Hydrogen faz uso de pilha de combustível que alimenta motor elétrico da quinta geração da tecnologia BMW iDrive, com um rendimento máximo anunciado de 374 cv. As operações de reabastecimento duram apenas entre três a quatro minutos, bem mais breves que nos modelos exclusivamente elétricos carregados em rede pública ou doméstica.