/Bosch acelera produção de supercomputadores para veículos

Bosch acelera produção de supercomputadores para veículos

A Bosch está na linha da frente do desenvolvimento de sistemas de eletrónicos e de computação para todas as aplicações possíveis em automóveis com o objetivo de reduzir a complexidade daqueles veículos, bem como o peso e os seus custos de produção. Desde 2019 que estão na estrada veículos com computadores centrais da empresa alemã, que tem faturado muitíssimo no fornecimento de componentes eletrónicos a construtores de automóveis – 2,5 mil milhões de euros apenas desde o último verão.

“Os computadores para veículos têm um grande potencial de negócios para a Bosch. Atualmente, a elevada procura aos nossos computadores de alto desempenho pelos fabricantes de automóveis mostra que estes têm-nos como principais parceiros de engenharia e tecnologia”, afirmou o membro do conselho de administração da Bosch, Harald Kroeger.

O mercado destes sistemas vale cerca de 20 mil milhões de euros e pode crescer 15% por ano até 2030. Para satisfazer a procura, a nova divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosch, que tratará de toda a engenharia de hardware e software de computadores para automóveis, sensores e unidades de controle, iniciará as operações em janeiro de 2021. Nesta unidade, a Bosch, além dos sistemas de segurança e de assistência ao condutor, a empresa irá dedicar-se à produção dos computadores e dispositivos de gestão para todo o tipo de funcionalidades dos veículos.

“Um exemplo é o novo computador de controlo da informação, atualmente em desenvolvimento, que assumirá as tarefas de dez unidades similares. Hoje, alguns veículos dispõem de mais de 100 unidades de controlo eletrónicas, e esses desenvolvimentos ajudarão muito a reduzir esse número. Menos unidades também significa menos cablagem e, consequentemente, menos peso e menores custos”, informa a Bosch.

“Os computadores para veículos da Bosch possibilitarão o domínio até de funções de condução altamente complexas no âmbito dos veículos autónomos”, explicou o Mathias Pilin, que assumirá a direção da nova divisão de Soluções de Computação da empresa germânica em janeiro de 2021.