Recorrendo a dados de mais de 13 mil automóveis usados, britânicos da "What Car?" publicaram um novo ranking de fiabilidade.
10: Hyundai i20 (2015-presente)
Taxa de fiabilidade de 98.6% para o utilitário sul-coreano. Apenas 7% dos proprietários reportaram incidentes nos últimos 12 meses, relacionados com o motor ou sistemas elétricos.
9: Hyundai i10 (2014-2020)
Taxa de fiabilidade: 98.8%. Só 9% dos proprietários do citadino coreano lideram com percalços no último ano, sendo os problemas mais comuns na caixa de velocidades e nos sistemas elétricos.
8: Alfa Romeo Giulietta (2010-presente)
Taxa de fiabilidade: 98.9% Surpresa no ‘top10’ de britânico, o compacto italiano tem envelhecido bem. Apenas 10% dos carros examinados apresentaram irregularidades nos sistemas de travagem, transmissão e embraiagem. Todas unidades podiam circular e tiveram os problemas resolvidos em 24 horas.
7: Skoda Citigo (2012 – presente)
Taxa de fiabilidade: 98.9%. No conjunto de proprietários do citadino da marca checa do Grupo VW, apenas 4% com problemas. Todos relacionados com o funcionamento irregular do sistema de ar condicionado.
6: Dacia Duster (2018 – presente)
Taxa de fiabilidade: 99.0%. O SUV da marca romena representa uma das melhores relações preço/qualidade do mercado. Só 8% dos proprietários visitaram a oficina nos últimas doze meses, para resolver problemas com a carroçaria, motor e sistemas elétricos.
5: Lexus NX Hybrid (2014 – presente)
Taxa de fiabilidade: 99.3%. Apenas 6% dos proprietários reportaram falhas no funcionamento do sistema multimédia ou problemas na carroçaria.
4: Toyota Yaris Hybrid (2011 – 2020)
Taxa de fiabilidade: 99.6%. Versão híbrida do utilitário da Toyota só preocupou 3% dos seus proprietários. E sempre com problemas de fácil resolução relacionados com a bateria.
1: Honda Jazz (2008 – 2015)
Taxa de fiabilidade: 100%. O primeiro de três japoneses no pódio, empatados no primeiro lugar com a pontuação máxima. Nenhum dos proprietários do utilitário da Honda sinalizou problemas no último ano.
1: Lexus RX Hybrid (2016 – presente)
Taxa de fiabilidade: 100%. De acordo com este ‘ranking’, o SUV da Lexus é o híbrido mais fiável do mercado.
1: Toyota RAV4 (2013 – 2019)
Taxa de fiabilidade: 100%. O terceiro veículo a merecer nota máxima no estudo de fiabilidade da ‘What Car?’ para automóveis usados, também é SUV.
A aquisição de um carro novo pressupõe uma almofada de segurança confortável na forma de programas de garantias que são cada vez mais extensos e completos. Mas para todos os que optam por um veículo usado no mercado de ocasião, os riscos em termos de fiabilidade ou as preocupações com o estado geral do automóvel pesam mais na decisão de compra.
Contudo, salvaguardas as condições técnicas e a correção geral dos órgãos mecânicos, um veículo usado pode ser uma solução tão prática e fiável como um novo. E a prová-lo está mais um estudo de qualidade levado a cabo pelos britânicos What Car?, recorrendo a dados de mais de 13 mil automóveis, estabelecendo uma ordem nos mais fiáveis com mais de oito anos de idade, com base no número de problemas nos últimos doze meses, mas sobretudo na seriedade dos mesmos e nos custos de reparação daí resultantes.
Percorra a galeria para conhecer quais os automóveis que ocupam as dez primeiras posições neste ranking, depois de medidos todos os parâmetros da avaliação.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.