BYD e Geely querem estrear PHEV de 1900 km de autonomia

01/04/2024

O segmento dos híbridos plug-in tem sido alvo de grande atenção nos últimos tempos.

A prova da importância que os veículos com duplo motor adquiriram vem da China, onde as rivais BYD e Geely estão a fazer tudo para introduzir um veículo que percorra 2.000 km antes de precisar de ser abastecido ou ligado à corrente.

Ambos os construtores prometeram, recentemente, as impressionantes autonomia, embora ambos estejam a medir isso com base no ciclo de testes CLTC, que tende a ser mais generoso do que as classificações WLTP. Ainda assim, este número irá sem dúvida atrair as manchetes e impulsionar os condutores a percorrerem um longo caminho entre paragens numa estação, seja ela de combustível ou elétrica.

A Geely afirma que o seu plug-in de 2.000 km terá por base a tecnologia existente, de acordo com a Wards Auto. Esta tecnologia tem por base a mecânica atualmente em uso no Galaxy L6. Este sedan combina um motor de 1,5 litros e quatro cilindros ligado a uma transmissão híbrida dupla de três velocidades, com motores elétricos e uma bateria de iões de lítio de 19,1 kWh. O grupo mecânico debita atualmente 363 CV, pode percorrer 124 km apenas com a energia da bateria e, em combinação com um depósito de combustível de 192 litros, tem uma autonomia CLTC total de 1 370 km.


A Geely ainda não revelou como irá aumentar esse alcance, mas afirmou que o próximo veículo alcançará uma economia de combustível de 2,0 l/100 km. Isto sugere que o veículo irá depender mais das suas baterias, uma vez que o Galaxy L6 só consegue consumir 4,5 L/100 km.

Já a BYD também afirma que o seu PHEV de longo alcance terá por base a tecnologia existente e que o novo sistema será lançado em 2025. O seu atual plug-in de maior alcance, o Song Plus DM-i, combina um motor de 1,5 litros e quatro cilindros com um motor elétrico e uma transmissão CVT. O modelo tem baterias LFP de até 18,32 kWh de capacidade e um depósito de combustível de 60 litros. Atualmente, o Song Plus DM-i tem uma autonomia CLTC de 1.151 km, mas a BYD afirma que o seu sistema híbrido plug-in da próxima geração apresentará um motor mais eficiente, bem como baterias capazes de armazenar mais energia.

O fabricante de automóveis afirma que a tecnologia ajudará a reforçar a sua posição como líder mundial na venda de veículos eletrificados.