Calendário Pirelli 2024: o que traz cada mês do novo ano

02/12/2023

Aos 53 anos, a supermodelo Naomi Campbell regressa às páginas do ‘The Cal’
A nova edição do Calendário Pirelli, da autoria do artista visual Prince Gyasi, traz em cada mês do novo ano uma visão única sobre o sucesso. Denominada Timeless (Intemporal), a versão-2024 do famoso “The Cal” homenageia pessoas que deixaram a sua marca e que inspiram as novas gerações. “Quero contar uma história que explore o poder de como as nossas conquistas são vistas pelos olhos daqueles que inspiramos. No final, este projeto não se trata da minha jornada ou da sua; trata-se da jornada deles, da minha comunidade, dos jovens. Trata-se de oferecer uma oportunidade para que outras crianças como eu vejam essas imagens e sejam inspiradas a tornarem-se o melhor de si mesmas.”, explicou Gyasi.

Nas páginas de cada mês, o artista faz referência à sua herança, comunidade e às suas inspirações – desde a mitologia que gostava de ler com a sua mãe até ao rei do histórico Império Ashanti da África Ocidental, Sua Majestade Otumfuo Osei Tutu II (que também foi fotografado). E, como o próprio descreve, a lista de representados inclui tanto pessoas que ele admirava quando criança, como novas inspirações. São pessoas, diz ele, “intemporais”. “Percebi que não se trata de ser jovem ou velho, inexperiente ou sábio. O que torna esses ícones quem eles são está noutro lugar. Está no seu foco, sua dedicação, sua paixão. Eles nunca param. Eles nunca desistem,” escreveu.

A supermodelo Naomi Campbell, retratada sob o título “Aquela que Para o Tempo”, é um desses exemplos. Regressa pela quarta vez às páginas do “The Cal” aos 53 anos, depois de uma primeira aparição na edição de 1987, com fotos de quando tinha apenas 16 anos.

TESTEMUNHO DE SI MESMO

Num fundo turquesa brilhante e repleto de detalhes coloridos, a capa apresenta o modelo Abul Faid Yussif, de sete anos, representando o jovem Gyasi.

Yussif é fotografado a brincar com versões em miniatura de alguns dos itens que aparecem nas páginas do Calendário: uma chave segurada pela lenda de Hollywood Angela Bassett; fragmentos de um relógio do set da supermodelo Naomi Campbell; escadas cor-de-rosa usadas pela poeta Amanda Gorman; uma mala azul carregada pelo ator e DJ Idris Elba.

Gyasi, de 28 anos, sendo um dos mais jovens artistas a assumir a comissão. O calendário foi fotografado em Londres e na cidade natal de Gyasi, Acra, em Gana – o lugar onde cresceu e que forneceu inspiração para muitas das suas primeiras obras fotográficas, algumas famosas por terem sido capturadas por um telemóvel.

Também presentes na edição deste ano, a superestrela e atriz global Tiwa Savage; o escritor, diretor e produtor Jeymes Samuel; a autora Margot Lee Shetterly; a artista e atriz Teyana Taylor; o artista contemporâneo ganês Amoako Boafo; e o empresário e ex-jogador de futebol Marcel Desailly.