Trata-se ainda de um veículo conceptual, mas o novo Scania AXL mostra como poderão ser os transportes de materiais pesados em minas ou pedreiras num futuro não muito longínquo, uma vez que a sua operação decorreria em locais mais controlados, logo, sem entraves súbitos que pudessem colocar em causa o seu trabalho.
Para os veículos autónomos, o software assume um papel fundamental, com a marca sueca a apontar “que o software é quase mais importante do que o hardware”. Além da ausência da cabina, o grande destaque deste camião é o módulo dianteiro inteligente que avalia o ambiente em seu redor.
“Com o Scania AXL Concept, estamos a dar um passo significativo rumo ao sistema de transportes inteligente do futuro, no qual os veículos autónomos irão desempenhar um papel natural. Vamos continuar a construir e a pilotar protótipos para demonstrar aquilo que podemos fazer com a tecnologia que temos disponível hoje”, afirmou o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson.
Porém, nem tudo no AXL Concept é inovador. O conceito de motorização recorre ainda a um motor de combustão interna, naquilo que a marca sueca apelida de “exemplo de como o tradicional e a nova tecnologia são misturados”. Ainda assim, garante a Scania que este camião autónomo é abastecido com biocombustíveis renováveis.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.