O governo do Canadá divulgou os termos finais de uma regulamentação que determinará que todos os automóveis de passageiros, SUV, crossovers e veículos comerciais ligeiros vendidos em 2035 devem ser veículos com emissão zero (elétricos) ou muito reduzidas (PHEV). Esta regulamentação faz parte do plano geral do governo canadiano para combater as alterações climáticas.
Segundo as intenções do executivo do Canadá, os veículos zero emissões locais devem representar pelo menos 20% de todos os modelos novos vendidos até 2026 e pelo menos 60% até 2030.As vendas globais de VE representam agora cerca de 13% de todas as vendas de veículos e deverão aumentar para entre 40% e 45% do mercado até ao final da década, de acordo com a Agência Internacional de Energia, com sede em Paris.
Em 2022, a Tesla foi responsável por 36,7% das vendas de elétricos no Canadá, com a Hyundai em segundo lugar com 11,1%.
O Ministro do Ambiente, Steven Guilbeault, diz que os regulamentos proporcionam à indústria a certeza necessária para resolver a questão da disponibilidade limitada de viaturas elétricas que atualmente se verifica.
As regras são semelhantes às adotadas pela Califórnia, onde o plano é que 100% dos automóveis novos vendidos em 2035 devem ser veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), elétricos a bateria ou movidos por células de combustível de hidrogénio. Um total de 17 estados dos EUA concordaram em adotar estes regulamentos.
O TRANSPORTE É RESPONSÁVEL POR CERCA DE 22% DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA DO CANADÁ.
No entanto, os responsáveis da indústria automóveis dizem que os veículos elétricos representaram 12,1% das vendas de veículos novos no terceiro trimestre de 2023, pelo que “alcançar níveis mais elevados de vendas de elétricos depende de condições de mercado favoráveis, incentivos mais fortes à compra do consumidor, infraestrutura de carregamento generalizada e rede expandida”, aponta Brian Kingston, presidente da Associação Canadiana de Fabricantes de Veículos.
Sabia que…
… o Canadá é o segundo maior país do mundo, tendo uma população de apenas 40 milhões de pessoas? O primeiro é a Rússia, o 3º a China, o 4º os EUA e o 5º o Brasil.
Postos de carregamento
O governo do Canadá está concentrado na construção de postos de carregamento para veículos elétricos em áreas públicas populosas e em edifícios residenciais multifamiliares, mas os especialistas alertam que esses postos podem não ser suficientes para aumentar rapidamente a adoção de elétricos.
Num esforço para responder às reclamações de que os elétricos são impraticáveis em zonas remotas e setentrionais, onde as condições climatéricas frias podem reduzir a eficiência das baterias, os PHEV com uma autonomia totalmente elétrica de 80 km ou mais continuarão elegíveis para venda em 2035 e posteriormente.
Estas medidas surgem numa altura em que o Canadá falhou todas as metas de redução de emissões que já estabeleceu e provavelmente falhará as próximas, designadamente a meta de reduzir a produção de gases com efeito de estufa em 40% a 45% abaixo do nível de 2005 até 2030. O primeiro-ministro, Justin Trudeau, insiste, contudo, que o combate às alterações climáticas é uma das principais prioridades do seu governo.