Voo entre as cidades de Nitra e Bratislava, na Eslováquia, demorou 35 minutos. Depois recolheu as asas e rolou por estrada até ao centro da cidade.

Bem-vindo ao futuro. A Klein Vision, empresa eslovaca que prepara o lançamento do AirCar, abre definitivamente a porta do carro voador, ao cumprir com sucesso um voo de teste com a duração de 35 minutos, o suficiente para ligar os aeroportos de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. De acordo com o construtor, o protótipo que fez já 142 aterragens completas sem incidentes a registar está pronto para passar à fase de produção.

O AirCar da firma eslovaca está equipado com um motor a gasolina de origem BMW, mecânica de 1,6 litros de capacidade e potência a rondar os 160 CV, que permite uma autonomia de voo estimada de cerca de 1.000 quilómetros, podendo alcançar uma velocidade de ponta de 200 km/h. Mas a Klein Vision já tem na calha uma versão mais avançada (a 6.ª), que anuncia como unidade de pré-produção, com vista à comercialização. Para este AirCar de nova geração, a marca anuncia até 300 CV de potência e velocidade máxima de 300 km/h.

No voo de teste, pilotado pelo seu criador, Stefan Klein, decolou do aeroporto de Nitra, no centro da Eslováquia, e aterrou na capital, Bratislava, meia hora depois. Um trajeto de menos de 100 km, que cumpriu em menos de metade do tempo do que por estrada.

Quando o veículo volta a colocar as rodas na estrada, o mecanismo automático recolhe eletricamente as asas em menos de três minutos, assumindo a configuração de automóvel para circular na via pública.

Com cerca de 1100 kg, a versão atual do carro voador da Eslováquia pode transportar até 200 kg de peso, tendo já alcançado em testes 2.500 metros de altitude e velocidades de 190 km/h.