Carros da Hyundai vão saber se o condutor está nervoso, indisposto ou doente com gravidade

30/06/2022

Futura geração de automóveis autónomos da Hyundai vão perceber quando o condutor distraído, alcoolizado ou indisposto; em caso de doença grave, a máquina pode assumir a direção e conduzir os ocupantes ao hospital mais próximo.

Os automóveis modernos já dispõem de tecnologia para detetar e evitar distrações ao volante, mas a Hyundai Mobis, divisão de novas soluções e serviços da marca sul-coreana, está a trabalhar ativamente para ampliar o alcance e a eficácia deste tipo de sistema a bordo dos veículos. Acaba de apresentar o protótipo de posto de condução que se baseia num sistema que monitoriza a todo o momento os sinais vitais dos condutores.

O objetivo do «Smart Cabin Controller» é garantir que o condutor fica impedido de assumir o controlo do veículo em caso de indisposição ou qualquer outra causa incapacitante. O sistema capta as informações provenientes de quatro sensores – um de ECG instalado no volante, que mede a frequência cardíaca e as pulsações, outro que mede as ondas cerebrais e outros dois que, instalados no climatizador, medem a temperatura, a humidade e o nível de dióxido de carbono na cabine –, ao mesmo tempo que uma câmara 3D analisa constantemente a postura ao volante.

As informações são processadas por um poderoso software em tempo real, emitindo avisos no painel de bordo em situações de perigo, fadiga, cansaço ou stress. O sistema pode recomendar uma paragem, abrir as janelas para ventilar o habitáculo de forma autónoma ou, em situações extremas, assumir a direção do veículo para conduzir o condutor ao hospital em caso de emergência.

“Com base no banco de dados vital único que temos construído, continuaremos a expandir essa tecnologia para fornecer mais recursos, incluindo prevenção de enjoos, gestão de stress e prevenção da condução sob o efeito de álcool.”, explicou Cheon Jae-seung, diretor de P&D da Hyundai Mobis.