Publicidade Continue a leitura a seguir

Carros-zombie: Viper ‘morreu’ há três anos mas a Dodge ainda o vende novo

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Dodge Viper foi descontinuado em 2017, mas aparentemente ainda está à venda. E não está sozinho: o Dart, o Chrysler 200 e o Jeep Patriot foram cancelados há anos, mas aparecem nas tabelas de vendas de veículos novos…

Em agosto de 2017, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) deixou oficialmente de produzir o Dodge Viper, consequência direta das restritivas políticas ambientais e com a própria rentabilidade do modelo a ficar aquém do esperado. Mas, apesar do seu cancelamento há quase três anos, e ainda sem perspetiva de um sucessor, o desportivo ainda tem clientes. É o que revela o documento apresentado pela marca relativo ao quarto trimestre de 2020, onde aparece, surpreendentemente, a venda de duas unidades.

Mais: de acordo com este relatório oficial das vendas de automóveis novos do consórcio, entre janeiro e dezembro a Dodge vendeu cinco exemplares do Viper, menos um do que no ano transato.

Mais ‘carros-zombie’ aparecem nesta tabela, um deles é o Dodge Dart, o sedan que a marca deixou de produzir em 2016, e do qual foram vendidos sete exemplares nos últimos 12 meses. Também o Chrysler 200 aparece na lista, com nove unidades entregues, menos 39 do que no ano anterior. E ainda o Jeep Patriot, automóvel retirado das linhas de montagem há quatro anos, mas que conseguiu convencer três novos clientes ainda no ano passado.

No mercado americano, a FCA matriculou 1.820.636 automóveis em 2020, menos 17% do que em 2019. A Jeep é a marca mais popular do consórcio, com 795.313 entregues. Seguem-se RAM, Chrysler, Dodge, Fiat e Alfa Romeo.