Carta verde do seguro muda de cor para facilitar

21/07/2020

A carta verde, nome que é dado de forma abreviada ao Certificado Internacional de Seguro Automóvel, passou a ser impresso em folha branca, mantendo-se apenas o dístico destacável na cor verde.

O esclarecimento foi dado esta semana pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), em resposta às dúvidas de muitos condutores que terão recebido das suas seguradoras a informação de que “a partir de 1 de julho, o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde, deixaria de ser impresso em folha verde para passar a sê-lo em folha branca, mantendo a verde apenas o dístico destacável”.

De acordo com fonte da Deco, a modificação não retira validade aos documentos emitidos anteriormente, explicando que caso a apólice tenha o prémio fracionado, as cartas verdes emitidas após aquela data já seguirão com aquela data.

“Esta alteração visa simplificar e flexibilizar alguns procedimentos, em prol dos clientes e beneficiários dos seguros. Agora, as cartas verdes podem ser enviadas por meio eletrónico e a preto e branco, para imprimir, o que permite contornar eventuais atrasos dos correios”, pode ler-se em comunicado emitido pela associação de defesa dos consumidores.