Agora, o problema é o verdadeiro motivo por trás destes cenários desoladores. Vários analistas consideram que o os aterros de carros elétricos são o resultado de uma política agressiva de incentivos por parte do governo da China à venda e à produção de modelos elétricos, de forma a acelerar fortemente a mudança do paradigma da mobilidade no país. De tal forma que os modelos de primeira geração que inundaram o mercado muito rapidamente ficaram ultrapassados e pouco atrativos para os consumidores locais, tanto em matéria de autonomia como na dotação de equipamentos e tecnologias.
Usados e inúteis
Contudo, o autor do vídeo viral, numa análise mais detalhada, chega a uma conclusão bastante diferente: estes não são EV novos, a maioria tem cinco a seis anos e bastante uso, apresentando sinais de desgaste. Trata-se de uma frota imensa de veículos partilhados que foram retirados das grandes cidades chinesas.
O fecho destas empresas e o rápido avanço da indústria automóvel chinesa deixaram centenas de carros elétricos na China ao abandono num campo.