Nos portos australianos de Queensland, Nova Gales do Sul, Victoria e Austrália Ocidental, cerca de 900 automóveis da Mercedes-Benz estão retidos, por ter sido detetada uma espécie rara de caracóis nos seus interiores.

Segundo o Departamento de Agricultura australiano, as viaturas encontram-se agora de quarentena, devido à presença da referida espécie exótica em cinco lotes separados de veículos importados da Bélgica, para onde deverão ser devolvidos nos próximos dias.

A espécie já foi identificada (Xerolenta obvia), e considerada como «uma espécie invasora de importância agrícola e ambiental». Segundo as autoridades, potencialmente «letal para a flora e fauna local».

«Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o Ministério da Agricultura para resolver um problema de contaminação relacionado com vários automóveis. A Mercedes-Benz está a investigar a causa e a trabalhar no processo em colaboração com as instituições locais», revelou em comunicado a Mercedes-Benz Austrália.

Apesar de insólito, o contratempo não é caso isolado, com o Ministério da Agricultura da Austrália a revelar que nos últimos cinco anos registou-se um aumento considerável nos pedidos de devolução de automóveis importados, para prevenir possíveis pragas. Entre 2018 e 2019 estes casos triplicaram, com episódios semelhantes envolvendo cargas oriundas da China e do Japão.