As cidades estão a ficar diferentes. Paris está a transformar as faixas de rodagem para automóveis em 180 km de ciclovias segregadas. Londres está a reduzir o tráfego automóvel em 27% para atingir o seu objetivo de emissões líquidas zero de carbono até 2030. Barcelona está a construir super quarteirões sem veículos, um dos quais terá 33,4 hectares de terra devolvidos à população.
A preocupação com o clima e a importância crescente dada ao bem-estar, está a fazer com que as cidades entrem numa nova era, de primazia dada às pessoas e não aos automóveis.
Com 29,1%, Copenhaga, por exemplo, possui uma das taxas de propriedade de carros mais baixas da Europa. Não é por acaso que também possui mais de 200 km de ciclovias conectadas.
Em cidades que estão a passar por este processo de transformação, a plataforma Bolt agarrou em imagens antigas comparando-as com o cenário atual.Partilhamos este interessante trabalho documental da Bolt, que demonstra que a mudança, em prol de termos metrópoles mais “people friendly”, está em curso.
Percorra aqui em baixo a galeria para ver o que acontece quando as cidades deixam de ser espaços para veículos e passam a ser lugares para pessoas.