«Quanto mais tempo um automóvel estiver parado, mais probabilidade terá de desenvolver problemas. Ao tomarem algumas medidas simples mas importantes, os condutores poderão manter os seus automóveis a funcionar sem problemas», explica Ryan Fulkerson, diretor de Engenharia de Novos Modelos da Nissan.
O responsável da marca japonesa lembra que a «obrigatoriedade de confinamento em vigor em grande parte dos países significa que muitos automóveis estão a ser pouco ou nada utilizados», e alerta para a importância de manter a mecânica ativa.
Recomendam-se os passeios higiénicos
De acordo com Fulkerson, o famoso conceito do passeio higiénico também deve aplicar-se a veículos a motor. Assim, o especialista começa por referir que conduzir em trajetos curtos na sua área de residência vai garantir a circulação necessária dos fluidos do motor, um truque que irá evitar problemas com mecânica no futuro.O diretor de engenharia de novos modelos da Nissan também alerta para a necessidade de manter a bateria carregada ou retificar a carga na mesma, bastando para isso conduzir alguns minutos.
Verificar o nível de óleo e do fluido da transmissão é outra regra de ouro na manutenção do seu automóvel, só assim vai garantir que está os riscos provocados pela inatividade do automóvel.
Os pneus são também elemento fundamental, lembrando aquele responsável que, mesmo parado, o veículo deve manter a pressão recomendada dos pneumáticos, até para evitar que surjam as tradicionais áreas achatadas na borracha.
Para manter o seu carro em forma durante a quarentena, não descure ainda a importância da lavagem regular, é a melhor forma de proteger a pintura, fundamenta para automóveis parqueados na rua.