Citroën lança app de planeamento de viagens para clientes de ë-C4 e ë-C4 X

24/08/2023

A Citroën vai ter um planificador de trajetos desenvolvido por si a pensar nos proprietários dos seus elétricos ë-C4 e ë-C4 X. A app chama-se e-Routes e é lançada em outubro.

 

A Citroën apresentou uma app que pretende ser um fiel “companheiro” para os proprietários de veículos elétricos desfrutarem de todas as viagens sem stress: a app tem o nome de e-Routes. Disponível no ë-C4 e no ë-C4 X, este novo serviço facilita a utilização otimizada destes modelos de zero emissões quando se trata de viagens de longa distância.

Operacional a partir de outubro, o e-Routes da Free2move Charge é um planeador de viagens disponível através de uma aplicação dedicada para smartphone. Para ajudar o condutor e otimizar as suas viagens, o e-Routes recolhe em tempo real os dados do automóvel e propõe os melhores percursos em função das estações de carregamento no caminho.

Desenvolvida pela divisão de software da Stellantis, a aplicação e-Routes é suportada por um algoritmo de planeamento de rotas que calcula a rota mais adequada considerando a localização das estações de carregamento, a sua qualidade (quantidade e características dos terminais em cada estação…) e disponibilidade (informação sobre pontos de carregamento disponíveis, em uso ou fora de serviço).

Os dados do veículo (nível de autonomia da bateria, utilização de energia, modo de carregamento, temperatura do ar, etc.) são partilhados com a app, para fornecer indicações específicas, tais como a autonomia prevista e o nível de carga à chegada. Utilizando a caixa telemática, esta ligação “over the air” permite o acesso direto aos principais dados e não requer a adição de um dongle.

A app tem um conjunto de funcionalidades de navegação conectada, utilizando mapas de alta qualidade sempre atualizados, enriquecidos por um sistema de orientação de última geração, informações de trânsito em tempo real e um conjunto abrangente de serviços em viagem (limites de velocidade, encerramento de estradas, alertas de perigo, etc.).

A aplicação e-Routes écompatível com Apple CarPlay e Android Auto. Para aceder às funcionalidades de e-Routes, o cliente só precisa introduzir os dados de identificação da sua conta MyCitroën. Pode utilizar a aplicação através do smartphone ou do ecrã tátil do automóvel, graças à função mirroring.

Os clientes da Citroën passam a dispor de um assistente real inteligente que otimiza a viagem e que está sempre a par do estado do veículo, dos pontos de carregamento disponíveis e do tráfego durante o trajeto. Adapta-se constantemente para identificar as melhores sugestões de percurso e os melhores locais de paragem para carregamento e para facilitar a viagem. “Assim, o e-Routes elimina as apreensões em relação à viagem, e tudo o que os utilizadores têm de fazer é deixarem-se guiar com toda a confiança”, afirma o fabricante.

A aplicação e-Routes será disponibilizada a partir de outubro. Já faz parte do Pack Connect Plus disponível sem custos adicionais durante 12 meses para todos os novos compradores do ë-C4 e do ë-C4 X (subscrição após um ano).