Clone chinês do Tesla Model3 suplanta-o em autonomia

26/04/2020

A Xiaopeng Motors prepara-se para lançamento da sua berlina anti-Tesla, com autonomia elétrica para mais de 700 quilómetros e Nível 3 de condução autónoma.

 

No mercado chinês, a partir deste semana, o Xpeng P7 passa a ser alternativa ‘caseira’ ao Model3 que a Tesla já produz naquele país asiático. Entre as vantagens competitivas da ‘start up’ que assume ter-se inspirado na marca de Elon Musk, destaque para autonomia anunciada de 706 km com uma única carga de bateria, um valor que passa a ser referência na categoria, a confirmarem-se os registos avançados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.

A berlina elétrica chinesa está disponível em duas versões, com duas e quatro rodas motrizes. A primeira (RWD super-long range), com cerca de 260 cv e 390 Nm de binário à disposição, é a que garante mais autonomia. A segunda variante, com tração integral e dois motores elétricos, um no trem dianteiro com 163 cv, outro atrás com 267 cv, está mais focada nas prestações, anunciando 0 a 100 km/h em pouco mais de 4 segundos.

Nas duas versões, uma bateria de 80,87 kWh, cerca de 7% maior do que unidade que equipa o Tesla Model 3 com maior capacidade (75 kWh). No XPeng P7, o consumo de energia teórico é de 12,5 kWh por cada 100 quilómetros.

O modelo chinês incorpora tecnologia de condução autónoma de nível 3, montando 12 sensores ultrassónicos, cinco radares fabricados pela Bosch e 13 câmaras. Entre os equipamentos de ponta, sistema de reconhecimento facial e reconhecimento de impressões digitais que dispensam o uso de chave para abrir portas e iniciar a marcha.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.