Cobras em hibernação travam máquinas da Tesla na Alemanha

10/12/2020

A Coronella austriaca, também conhecida como cobra de focinho alto, hiberna nos terrenos onde a Tesla quer construir a sua primeira fábrica europeia.

A Gigafactory 4 da Tesla, na Alemanha, em Gruenheide, Brandemburgo, a sul de Berlim, vai produzir 500 mil veículos por ano, representando um investimento que se estima que ultrapasse os quatro mil milhões de euros, na criação de infraestrutura que ocupará uma área equivalente a 420 campos de futebol.

A construção arrancou no ano passado e… já parou. Por duas vezes: em fevereiro, a marca de Elon Musk foi forçada a suspender durante vários dias o abate de 90 hectares de árvores, depois de uma queixa da associação Grüne Liga; agora, nova ordem de paragem por decisão do Tribunal Administrativo de Frankfurt, dando eco a uma nova denúncia apresentada pelo mesmo grupo de ecologistas.

Foi movida uma providência cautelar contra o abate planeado de 82,8 hectares de floresta, a operação viola a legislação ambiental alemã ao destruir o habitat de espécies protegidas de lagartos e cobras. Outra associação na região, a NABU, mostrou preocupação com uma espécie em particular, a Coronella austriaca, que pode estará a hibernar em toda aquela área.

De acordo com a imprensa local, não foi tomada uma decisão fundamentada sobre o caso, enquanto se investigam a presença de espécies na região, mas as obras deverão estar paradas até à decisão final dos tribunais.