Começa hoje o Rétromobile 2024

31/01/2024

É já hoje que arranca mais uma edição do Rétromobile, o salão que celebra em 2024 dois centenários muito especiais: em primeiro lugar, o da MG, convidando o público a mergulhar na história da marca britânica através de uma exposição com cerca de quinze exemplares, que inclui o famoso MG EX181, estrela do cartaz do Rétromobile 2024; em segundo lugar, os cem anos do Autódromo UTAC Linas-Montlhéry, palco francês de feitos e recordes que será comemorado com uma exposição de 20 veículos numa área de 500 metros quadrados, em colaboração com a sociedade Vintage Revival Montlhéry.

O Rally Dakar, organizado pela Amaury Sport Organisation (ASO), será igualmente foco de homenagem, recebendo aqueles que marcaram a história desde a sua criação em 1978, juntamente com os veículos emblemáticos da época.

Em 2024, é dedicada uma nova área às EPV – Entreprises du Patrimoine Vivant (Empresas do Património Vivo, em tradução livre) em parceria com a FFVE e o INMA, apresentando nomes como Touraine Radiateurs, Garage Bonne Road, Parapluies de Cherbourg, Malle Bernard, Mathieu Lustrerie, la véritable Nenette e HH Services. Ainda no âmbito da preservação do património, um júri composto por peritos internacionais percorrerá a exposição para avaliar os diferentes veículos em exibição e na quarta-feira, 31 de Janeiro, pelas 20h no Pavilhão 1, apresentarão o novo Rétromobile Conservation Award (Prémio de Conservação Rétromobile) ao veículo que se encontrar mais próximo da sua condição original. Este é mais um passo para consolidar o salão como referência na preservação do património automóvel.

Uma outra novidade reside no espaço de 2.000 metros quadrados dedicados aos motociclos clássicos, com fabricantes como a BMW Motorrad, a Ducati, a Harley-Davidson, Indian Motorcycle, Triumph e Yamaha. O Ace Café, instituição londrina de referência na área, proporcionará uma experiência convivial, contando com a presença do seu director, Mark Wilsmore. A zona também terá uma retrospectiva da aventura da família Monneret, desde os anos 30 até hoje, com aproximadamente 30 motocicletas colecionáveis à venda.

Os Convidados Especiais

Para além das exposições patentes ao longo dos cinco dias, o evento receberá ainda a presença de convidados de destaque: o nónuplo campeão mundial de ralis, Sébastien Loeb, acabado de participar no Dakar, celebrará o seu 50º aniversário no stand da Fédération Française du Sport Automobile (FFSA). Além da exposição dos automóveis que marcaram a sua carreira, experenciará uma cerimónia de tributo no dia 31 de Janeiro pelas 15h30. Como cereja no topo do bolo, os visitantes terão o privilégio na quarta-feira de vislumbrar o novo protótipo da Dacia (o Sandrider) que será conduzido pelo piloto francês no Dakar 2025.

Ainda no que toca ao maior rali-raid do mundo, os visitantes poderão escutar as histórias daqueles que o viveram por dentro, desde Jacky Ickx a Stéphane Peterhansel, passando por André Dessoude, Claude Marreau, Thierry de Montcorgé, entre outros.

Magnus Walker, entusiasta de automóveis, designer de moda e figura emblemática da cena custom da Porsche, estará também presente no Rétromobile como parte do seu “Paris Outlaw Gathering”, a realizar na sexta-feira, 2 de Fevereiro, dentro do recinto da exposição, em frente ao Pavilhão 1.

Pontos de interesse a não perder

O Rétromobile acolherá diversos fabricantes automóveis, incluindo a Porsche, a Mercedes-Benz, a Renault, Volkswagen, Skoda, Morgan, Caterham, a MG (conforme referida anteriormente), entre outros. Destes, destacam-se as celebrações do 300 SL, com a Mercedes-Benz a expor o protótipo de competição “Hobel”, e ainda três 300 SL Roadsters (W 198) da colecção Classic da marca. A Volkswagen marcará presença para celebrar o 50º aniversário do Golf, apresentando as oito gerações do seu best-seller, e a Renault organizará o seu stand em torno do tema de recordes em terra e também… no ar!

O leilão organizado pela Artcurial Motorcars oferecerá a oportunidade de adquirir um dos 131 automóveis disponíveis na sexta-feira, 2 de Fevereiro, às 14h, ou uma das 21 motos (+ Racing, Flying, Yachting) disponíveis no sábado, 3 de Fevereiro, pela mesma hora. Alguns modelos pré-guerra, de competição e GTs, como o Ferrari 250 GT California, serão certamente elementos de particular interesse para os maiores licitadores.

A Motul, parceira histórico da exposição, juntar-se-á ao fabricante alemão RUF para celebrar o lendário CTR de 1987, conhecido como ‘Yellowbird’, símbolo de desempenho máximo com os incríveis 343 km/h possíveis pelo seu motor de 470cv, um marco na sua época.

Igualmente parceiro fiel do Rétromobile, a Richard Mille apresentará novamente uma colecção excepcional de modelos desenvolvidos em parceria com a Ferrari Classiche.

Os artistas também estarão em destaque, com a presença notável de Antoine Dufilho e Fernando Costa, escultores autodidactas franceses, que proporcionarão aos visitantes a oportunidade de apreciar algumas das suas obras dedicadas à arte e cultura automóvel na Galeria de Arte do evento.

Quem desejar adquirir um veículo mais recente e acessível terá a oportunidade de o fazer numa área de vendas exclusiva com 150 exemplares, todas disponíveis por menos de €25.000, localizada no Pavilhão 3. E, obviamente, não podem ser esquecidos os clubes, concessionários, vendedores de peças, restauradores e seguradoras, todos contribuindo para o fascinante ecossistema do sector dos clássicos que a edição de 2024 do Rétromobile promete celebrar, já a partir de hoje.