Começo eletrizante do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO com reviravolta em Oeiras

09/04/2024

A edição 2024 do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO começou com o Oeiras Eco Rally, a primeira prova do calendário, a ser cumprida de forma eletrizante, com um volte-face ao “cair do pano” que veio mostrar a competitividade que a modalidade está a adquirir cada vez mais, entre nós.

 

Campeonato nacional e Campeonato FIA: regras diferentes
A prova de Oeiras integra o calendário do Bridgestone FIA ecoRally Cup. Contudo, consoante se trate do Campeonato de Portugal dou do Mundial assim as regras de classificação são diferentes: para o Bridgestone FIA ecoRally Cup, a classificação final resulta da conjugação da classificação das componentes Regularidade e Eficiência energética; para o CPNE, a classificação resulta apenas pela componente de Regularidade (para a vertente da Eficiência existe outro troféu).

Regularidade + Eficiência energética

Relativamente ao somatório das classificações de Regularidade + Eficiência Energética do Oeiras Eco Rally, Michal Zdarsky e Jakub Nabelek (da República Checa), num Hyundai Kauai EV, foram os vencedores.

Michal Zdarsky e Jakub Nabelek repetiram, assim, o triunfo de 2023 na mesma prova.

O segundo lugar foi conseguido pelos portugueses Pedro Morais e Silvia Coutinho, num Hyundai Ioniq 5 da equipa UVE ECoRally Team – Atlante.

O terceiro posto foi para outra dupla portuguesa, Nuno Serrano e Alexandre Berardo, em Kia EV6, da equipa KIA – ACP Electric – BP apoiada pelo Welectric.
Pódio final do Oeiras Eco Rally com Michal Zdarsky/Jakub Nabelek (1º), Pedro Morais/Silvia Coutinho (2º) e Nuno Serrano/Alexandre Berardo (3º)

[clique para aumentar as fotos em baixo dos 3 primeiros classificados]

Os checos Michal Zdarsky e Jakub Nabelek foram os vencedores da classificação combinada de Regularidade + Eficiência Energética do Eco Rally – Portugal 2024.

Eficiência Energética

Por seu lado, a dupla francesa Emmanuel Guigou e Alexandre Stricher, em Mini Cooper SE, foi a vencedora da Taça da Eficiência Energética do Oeiras Eco Rally 2024.

Regularidade

Em termos de regularidade, que é o que conta para o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, Nuno Serrano e Alexandre Berardo, em Kia EV6 (KIA – ACP Electric – BP), terminaram em 2º, atrás do Campeão do Mundo Michal Zdarsky (Hyundai Kauai), que não disputará o CPNE. Em 3º lugar ficou Pedro Morais/Sílvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5 (UVE EcoRally Team | Atlante).

Volte-face na classificação

Muito competitivo, o Oeiras Eco Rally foi palco de uma reviravolta na reta final da prova. Os campeões nacionais, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, lideraram a prova até à 13ª e última especial de classificação. Mas nessa derradeira etapa um erro de percurso ditado pela interpretação do roadkbook deitou tudo a perder.

Nos ralis de regularidade, a diferença de tempo nos pontos de controlo em relação aos tempos ideais definidos pela organização da prova vale pontos. Quem estiver mais perto, recebe menos pontos, ou seja, é menos penalizado. Assim, ganha quem tiver menos pontos.

À partida para a última etapa, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, uma das equipas apoiadas pelo Welectric, tinha, inclusive, uma boa margem de vantagem sobre os campeões do mundo, mas o erro penalizou-os em 3375 pontos, o que os empurrou para a cauda da tabela nessa etapa.

Considerando a brilhante prova que Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo estavam a fazer, teria sido justo a dupla ser bafejada com outro desfecho.

“O campeonato ainda vai no início, por isso vamos continuar a lutar para reconquistar os títulos do ano passado”, afirma Carpinteiro Albino ao olhar para o que falta disputar.

O “percalço” foi um “brinde” inesperado para Michal Zdarsky/Jacub Nabelek que triunfaria, relegando a dupla portuguesa para o 14º lugar final. Com desportivismo, as referências da modalidade que são o checo Michal Zdarsky e o espanhol Eneko Conde saudaram a prova irrepreensível que Eduardo Carpinteiro Albino estava a fazer até à última etapa, confortando-o, dado que de um triunfo-quase-certo, o piloto português saiu de Oeiras com zero pontos, no arranque do Campeonato.

Ainda assim, a KIA – ACP Electric – BP, apoiada pelo Welectric, venceu por equipas a corrida de Oeiras.

Já o prémio para a melhor equipa feminina em prova foi para Ana Faria/Ana Rita Nepomuceno, ao volante de um Hyundai Kauai.

O facto desta etapa portuguesa, em Oeiras, estar integrada no calendário internacional FIA faz com que seja a mais internacional do calendário nacional e esta edição confirmou isso, com a presença de elementos de 12 equipas estrangeiras de diferentes nações: República Checa, França, Itália, Polónia, Espanha, Roménia, Bélgica e Bulgária.

DAQUI A TRÊS SEMANAS REALIZA-SE O AZORES ECO RALLY, TAMBÉM PONTUÁVEL PARA OS CAMPEONATOS FIA E DE PORTUGAL.

Em Oeiras, os participantes disputaram ainda, extra-campeonato, a Oeiras Street Stage, que foi ganha por Ivo Tavares/João Paulo Martinho, em Peugeot E-208 (equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot). Em 2º ficou Nuno Serrano/Alexandre Berardo, num KIA EV6, e em terceiro lugar foi para Emmanuel Guigou/Alexandre Stricher, em Mini Cooper SE.
Os três primeiros classificados da Oeiras Street Stage: Ivo Tavares/João Paulo Martinho (equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot), Nuno Serrano/Alexandre Berardo (KIA – ACP Electric – BP) e Emmanuel Guigou/Alexandre Stricher.