Comerciais elétricos chegam para as necessidades diárias de autonomia das frotas, conclui estudo

17/07/2022

Ligeiros de mercadorias EV já conseguem cobrir 86% das necessidades diárias de autonomia das frotas na Europa em 98% do tempo, diz estudo.

O agravamento dos preços dos combustíveis está a ajudar a acelerar a mudança de mentalidades para o indispensável que é a transição energética na mobilidade.

O que um estudo efetuado pelos especialistas em transportes da Geotab vem agora salientar é que, quer por razões ambientais, quer por razões de custos, a mobilidade elétrica já é uma alternativa real e efetiva para o setor logístico.

O estudo analisou os dados de mobilidade de 46.000 automóveis de passageiros e veículos comerciais no setor de logística em 17 países europeus durante um ano.

Com base nisso, a análise da Geotab determinou que atualmente 60% dos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros nas frotas de entrega de mercadorias já poderiam ser substituídos por alternativas totalmente elétricas.

ESTUDO DEMONSTRA QUE 60% DOS VEÍCULOS COMERCIAIS LIGEIROS NA EUROPA JÁ PODEM SER MOVIDOS A ELETRICIDADE.

Ou seja, três em cada cinco veículos comerciais ligeiros já podem ser usados como 100% elétricos e economizar muito CO2 porque as distâncias percorridas estão dentro das autonomias reais realizadas.

Economia conseguida para as frotas

Entre os benefícios que a mudança para opções elétricas traria, destacam-se diferentes aspetos e, tendo sempre em mente a vertente financeira, a economia é um desses elementos. Com uma vida útil estimada de sete anos por veículo, os veículos analisados ​​em conjunto permitiram alcançado uma economia de 261 milhões de euros.

E atendendo ao facto de que a análise foi feita em atenção aos valores dos combustíveis entre 30 de dezembro de 2020 e 30 de dezembro de 2021, esta poupança seria maior ainda, já que os preços dos carburantes estão ainda mais elevados.

De acordo com a Geotab, os gestores de frota podem economizar em média €9.508,47 por veículo durante um período de sete anos, mesmo excluindo as economias de incentivos governamentais, como subvenções de compra inicial.

Poupança ambiental

O meio ambiente também beneficia de uma mudança: mais de cinco toneladas de emissões de CO2 podem ser economizadas por veículo.

Klaus Böckers, vice-presidente para os países nórdicos, Europa Central e Oriental, da Geotab salienta que este estudo “ilustra a viabilidade de uma mudança para veículos elétricos, o que ajudará os operadores de frotas a atingir as suas metas de sustentabilidade”.

VEÍCULO ELÉTRICO PODE COBRIR 86% DAS NECESSIDADES DIÁRIAS DE AUTONOMIA DAS FROTAS NA EUROPA EM 98% DO TEMPO.

Em toda a Europa, 86% dos requisitos de autonomia das frotas podem ser atendidos por um veículo elétrico em 98% do tempo, conclui este estudo. Isso prova que a chamada ansiedade da autonomia, um obstáculo de longa data apontado à eletrificação, não constitui um problema para a maioria das frotas compostas por comerciais ligeiros.

No aspecto ambiental, a substituição dos modelos a diesel por elétricos permitiria evitar lançar na atmosfera uma média de mais de cinco toneladas de emissões de CO2 por veículo.