Publicidade Continue a leitura a seguir

Os 10 SUV tecnologicamente mais evoluídos do mundo

Audi Q5 A mais recente geração deste modelo destaca-se pela iluminação, com 30 opções de ambiente interior e um painel de instrumentos completamente digital. O sistema de info-entretenimento pode ser comandado tanto por ecrã tátil como por comandos de voz. Na condução, o novo Q5 tem nada menos que 30 sistemas semi-autónomos.
Audi Q7 Os sistemas de segurança do SUV alemão foram melhorados recentemente, incluindo um sistema de pré-deteção de situações de emergência ativando a travagem e fechando as janelas. No interior, o Q7 passou a estar disponível um head up display a cores, incluindo informação de velocidade, sinalização e navegação.
Bentley Bentayga Vários sistemas de apoio à condução estão presentes neste modelo, incluindo deteção de objetos, pessoas e veículos na traseira, importante a sair de um estacionamento. O interior luxuoso inclui ecrãs de oito polegadas nas costas dos bancos dianteiros, e sistema de massagem nos bancos traseiros.
Chevrolet Bolt Um de dois modelos elétricos nesta lista, o Bolt é o irmão americano do Opel Ampera E, com uma autonomia de mais de 400 km a um preço acessível. Além da instrumentação digital, o sistema de info-entretenimento pode recarregar o seu telemóvel sem qualquer ligação por fio.
Lincoln MKX Não está à venda na Europa, o que é pena, porque o modelo americano, da marca de luxo da Ford, está equipado com quatro câmaras para permitir visão a 360 graus à volta do carro. Está disponível com um aplicativo de smartphone que lhe permite abrir o carro e ligar o motor remotamente.
Maserati Levante Sendo o primeiro SUV de uma marca italiana conhecida pelos seus automóveis desportivos, o Levante destaca-se por vários sistemas autónomos, incluindo cruise control adaptativo, deteção de tráfego perpendicular e aviso de colisão. O ecrã tátil é controlado por um único botão.
Range Rover SVAutobiography Esta versão do modelo britânico, disponível na variante de carroçaria longa, destaca-se por várias funções de luxo, incluindo bancos traseiros reclináveis com função de massagem, mesas desdobráveis guardadas na consola central e um mini-frigorífico para bebidas. É como uma limusine construída sobre o chassis de um SUV.
Tesla Model X O elemento de alta tecnologia que mais chama a atenção é a abertura das portas traseiras, em asa de gaivota, com abertura 100 por cento elétrica, tanto através dos manípulos das portas como num botão no interior, outro na chave e mais um no ecrã tátil de 17 polegadas, que domina o tablier e permite visualizar vários tipos de informação.
Volvo XC90 O SUV sueco destaca-se pela preocupação com a segurança, beneficiando de um sistema de câmaras que dão ao condutor uma visão de 360 graus à volta do carro. O sistema de travagem de emergência trabalha em conjunto com outros sistemas de modo a criar uma forma limitada de condução autónoma, a valocidades baixas.
Mitsubishi Outlander PHEV Além do sistema de deteção de peões e outros veículos, o SUV japonês destaca-se pela adaptabilidade do seu sistema híbrido, podendo oscilar entre o uso do motor a gasolina a 100 por cento, do motor elétrico a 100 por cento ou dos dois sistemas em conjunto, com o carro a selecionar o modo mais adaptado às condições da viagem.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há 20 anos, a berlina de três volumes e quatro portas era a forma mais reconhecível de automóvel topo de gama. Estes eram geralmente os automóveis mais evoluídos de uma marca, tanto em termos de tamanho como de luxo e de tecnologia, que depois era espalhada ao resto da gama. Mas hoje esse papel pertence ao SUV, ou sport utility vehicle.

Derivado visualmente de veículos todo-o-terreno, passaram a ser os primeiros a testar novas formas de luxo, de segurança e de tecnologia, aproveitando a sua forma imponente, mas cuja evolução tecnológica passou a ser feita em simultâneo com modelos mais pequenos, agora que a mobilidade urbana é tão importante como o luxo e qualquer modelo compacto necessita de características especiais para se demarcar da concorrência. À sua maneira, este são 10 dos SUV tecnologicamente mais evoluídos no mundo.