Cresceram umas asas pretas no Bentayga S Black Edition

15/04/2024

Esta é a primeira aplicação do símbolo da Bentley com asas em preto. O V8 biturbo de 4,0 litros debita 550 cv.

 

A Bentley Motors acaba de disponibilizar o modelo Bentayga S Black Edition. Trata-se de um modelo de forte impacto visual e que conta com a primeira aplicação de asas em preto no logo de um Bentley em 105 anos. Ou seja, o S Black Edition combina cores vivas, detalhes em preto e tecnologia que se traduz em “confiança dinâmica”, revelando a faceta mais ocula do Bentayga.

São sete as opções de pintura contraste: Mandarin, Signal Yellow, Klein Blue, Pillar Box Red, Ice, Hyper Green e Beluga. Cada uma destas cores proporciona um design atraente, mas coeso, tanto no interior como no exterior, contrastando com os as diversas aplicações em preto.

No exterior, há um detalhe sobre a forma de uma risca por baixo do para-choques dianteiro, das soleiras laterais e na parte superior do spoiler traseiro. As pinças de travão são pintadas a condizer, acrescentando um toque de cor por detrás das jantes de 22″ pintadas de preto. Tal como acontece com o Bentayga S, todos os elementos brilhantes exteriores são substituídos por variantes em preto brilhante – mas o S Black Edition é o primeiro modelo nos 105 anos de história da Bentley a incluir as asas e as letras Bentley em preto brilhante a condizer. Um emblema Black Edition localizado no pilar lateral traseiro complementa a imagem.

No início do ano, a introdução de uma série de novas características aumentou ainda mais o desejo pela gama Bentayga. A par da frescura do exterior do automóvel, a margem para uma maior personalização foi aumentada com sete novos tons acetinados, uma nova cor exterior e uma nova opção de jantes de 21″ em três acabamentos diferentes. Foi dada prioridade à experiência de condução com uma nova tecnologia de apoio à dinâmica, uma nova arquitetura elétrica e características adicionais, incluindo uma grelha de radiador dianteira com novo perfil. A introdução da direção integral no lançamento do Bentayga Extended Wheelbase melhorou o comportamento e a manobrabilidade e permitiu reduzir o raio de viragem em quase um metro. Este sistema faz agora parte do equipamento de série das versões Bentayga Azure e ‘S’ V8.

Para o novo S Black Edition, a equipa de design da Bentley criou também um layout de cor interior único, proporcionando o contraste perfeito entre a pele Beluga e as aplicações contraste de cores brilhantes. As cores contraste no exterior do carro são transportadas para o habitáculo de fabrico artesanal, onde costuras de contraste e secções de acabamento em pele se juntam para obter o mesmo efeito acolhedor. Cada banco é bordado com um emblema “S” preto.

A velocidades baixas e médias (inferiores a 60 km/h), as rodas traseiras são direcionadas no sentido oposto ao das rodas dianteiras para ajudar a uma rápida mudança de direção, maximizando a manobrabilidade em espaços apertados e reduzindo o raio de viragem em um metro. A velocidades mais elevadas (acima de 60 km/h), as rodas traseiras viram na mesma direção das dianteiras, para melhorar a estabilidade e garantir mais confiança ao condutor.

Presença marcante e sonora

O Bentayga S Black Edition conta com o famoso motor V8 a gasolina de 4,0 litros com turbocompressor twin-scroll da Bentley, que combina imensa potência com economia de combustível. O motor de última geração desenvolve 550 cv e 770 Nm de binário, com uma aceleração 0-100 km/h em 4,5 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h. Esta performance líder na classe é complementada por uma autonomia de 654 km e emissões de CO2 de 296 g/km.

Utilizando a potência da forma mais eficaz possível, o Bentley Dynamic Ride faz parte do equipamento de série e foi a primeira tecnologia do mundo de controlo elétrico ativo de inclinação da carroçaria a utilizar um sistema de 48V, sem rival. O sistema pode reagir em 0,3s aplicando até 1.300 Nm de binário para contrariar as forças de inclinação lateral em curva, assegurando o máximo contacto dos pneus com a estrada para proporcionar uma maior estabilidade e uma condução segura.

O Bentayga S Hybrid Black Edition tem uma potência combinada de 462 cv, o motor V6 3.0 TFSI a gasolina e o motor-gerador elétrico de 100 kW podem levar o Bentayga S Hybrid Black Edition de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, com o registo de uma velocidade máxima de 254 km/h. A sensação de potência sem esforço é, no mínimo, acentuada pelo conjunto mecânico híbrido, devido à capacidade de o motor elétrico disponibilizar o binário máximo logo a partir das 0 rpm.