CT-1: O carro que encolhe 40 cm para caber num lugar de moto

08/07/2022

Apresentado pela primeira em 2021, no Salão do Automóvel de Munique, na Alemanha, o CT-1 chega ao mercado em 2014 e já está disponível para encomenda.

Criado pelos israelitas da City Transformer, em parceria com a Segula Technologies, o CT-1 pode ser o primeiro automóvel elétrico em comercialização que estica e encolhe para se arrumar em qualquer espacinho livre nas cidades, onde o estacionamento é cada vez mais difícil.

Consegue-o graças à tecnologia de ajuste ativo dos eixos patenteada pela City Transformer, para aumentar ou reduzir a largura do CT-1. Na configuração standart o modelo mede 1,40 metros de largura, mas pode encolher 40 centímetros ativando-se o referido sistema. A marca garante que o CT-1 fica com as medidas certas para pode estacionar num lugar de moto e diz que é possível ‘encaixar’ quatro unidades do seu elétrico num espaço de parqueamento de automóvel.

O modelo dispõe de dois motores elétricos de 7,5 kW (10 CV), que permitem acelerar de 0 a 50 km/h em apenas 5 segundos. O peso do conjunto não ultrapassa os 590 kg, incluindo a bateria. A marca anuncia autonomia de cerca de 180 km entre carregamentos.

Já é possível reservar o CT-1 realizando um depósito no valor de 150€, garantindo assim o preço de lançamento de 12.500€.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.