Em contagem decrescente para a revelação do Cupra Leon, aí está o primeiro vislumbre do familiar compacto da Seat com emblema da nova marca desportiva do fabricante espanhol.

O Cupra Leon está pensado para elevar a fasquia na classe dos desportivos compactos, como um dos mais potentes e rápidos. Chegará ao mercado nas carroçarias hatchback (berlina de cinco portas) e carrinha, faltando apenas confirmar o tipo de mecânica que trará debaixo do estilizado capot.

Segundo afirmaram recentemente alguns responsáveis da marca, não está colocada de parte a possibilidade de lançar uma versão deste novo modelo com motor de combustão, a gasolina. Previsivelmente, o quatro cilindros com 2 litros, sobrealimentado por turbocompressor, que já conhecemos do Cupra Ateca e do Leon Cura R, a debitar 300 cv e 400 Nm e associado a caixa automática DSG de 7 velocidades.

Outra possibilidade aponta para uma variante mais “musculada” da motorização híbrida plug-in que equipa o Cupra Formentor, com potência combinada de 245 cv e uma bateria que permite uma autonomia em modo totalmente elétrico de até 50 km.

Eletrificado ou não, o novo Cupra mostra-se em definitivo a 20 de fevereiro. Nesta primeira imagem, as evidências desportivas são fortíssimas, logo pelo desenho agressivo das grelhas dianteiras e dos para-choques. “O novo Cupra Leon vai ser um modelo emblemático, o rei dos Leon”, avisa Wayne Griffiths, o CEO da submarca da Seat.