Cupra confirma equipa na estreia da Extreme E

17/09/2020

Cupra é o primeiro construtor a garantir a sua participação no campeonato Extreme E, categoria nova do todo-o-terreno, só para carros elétricos.

A nova equipa da marca desportiva da espanhola Seat estreia-se 2021, no arranque da competição arranque da competição organizada por Alejandro Agag, mentor da Fórmula E, criada para demonstrar a possibilidade de os elétricos oferecerem as mesmas emoções que os seus congéneres de motor térmico em competições de todo-o-terreno.

Confirmados com as cores da Cupra estão o nome de Mattias Ekström (na foto), piloto com títulos no DTM e no Mundial de Rallycross, e o apoio técnico da ABT Sportsline. O carro é o Odyssey21 construído pelos franceses da Spark Racing Technology O SUV tem um motor de 400 kW (545 CV) de potência, com um peso prometido de 1650 kg e uma largura de 2300 mm para enorme imponência. A sua energia permite-lhe acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos e subir inclinações de até 130%, além de dispor de uma autonomia em condições ‘normais’ para percorrer 200 quilómetros.

O campeonato decorre em cinco jornadas a disputar em locais problemáticos em matéria de alterações ambientais: Senegal, Arábia Saudita, Nepal, Gronelândia e Brasil.

Na temporada de estreia, a nova disciplina do desporto automóvel contará com oito equipas –incluindo a X44 de Lewis Hamilton, seis vezes campeão do mundo na Fórmula 1 –, cada uma com dois pilotos. Na Cupra falta conhecer o nome feminino que se vai juntar ao sueco já confirmado.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.