Nos novos testes do EuroNCAP, além da segurança passiva dos modelos e da performance nas provas de impacto, pesam de forma decisiva todos os itens de segurança ativa, como a travagem autónoma de emergência, o alerta de transposição de faixa de rodagem e outros assistentes à condução.
Na ronda mais recente de testes desta entidade independente que investiga a segurança dos automóveis novos na Europa, seis automóveis à prova: Alfa Romeo Tonale, Kia Sportage, Cupra Born e Mercedes-Benz Classe T, Toyota Aygo X e BMW i4.
Elétricos com nota alta
Cupra Born:
Obtendo uma classificação praticamente a papel químico do modelo “gémeo” Volkswagen ID.3, o elétrico da Cupra recebeu notas elevadas em todos os testes: 93% para a proteção de adultos, 89% para crianças, 73% para peões e 80% para a disponibilização de sistemas de assistência à condução. Recebendo a pontuação máxima de cinco estrelas.
Avaliação menos brilhante tece o BMW i4, muito prejudicado pela avaliação aos elementos que compõem o sistema ADAS (64%). Melhor na proteção de passageiros (87%) e na proteção para peões (71%). Contas feitas, total de quatro estrelas.
Alfa Romeo Tonale:
Nos modelos equipados com mecânicas térmicas, estreia em alta para o SUV compacto da Alfa Romeo. O Tonale destacou-se nos itens proteção de passageiros adultos (83%) e crianças (85%) e nos equipamentos ADAS, de assistência à condução (85%); em sentido contrário, a performance do italiano na proteção para peões (67%).
Kia Sportage:
Um valor seguro. O SUV da Kia continua a dar provas de maturidade, ‘copiando’ o resultado de cinco estrelas alcançado anteriormente pelo Hyundai Tucson, com que partilha plataforma e todos os componentes. Ótimas pontuações na proteção aos passageiros (87% para adultos e 86% para crianças); menos brilhante na proteção de peões (66%) e na performance do ADAS (72%).
Mercedes-Benz Classe T:
Partilhando a plataforma com o Renault Kangoo, o Classe T também imita a boa nota deste: 91 e 93% para a proteção de adultos e crianças, 69% para pedestres e 90% na avaliação ao ADAS. Total: cinco estrelas.
Toyota Aygo X:
O Aygo X recebeu quatro testes nos testes de segurança, apesar das boas classificações nos testes de colisão: 78% para a proteção de todos os passageiros, 74% para pedestres.
