Dados de estacionamento podem contribuir para melhorar a mobilidade

11/04/2024

EasyPark Group destaca que as soluções de mobilidade e estacionamento assentes em dados contribuem para ambientes urbanos mais inteligentes e sustentáveis. E dá exemplos.

 

As aplicações para pagar o estacionamento automóvel têm ganho cada vez mais utilizadores e a EasyPark Group, uma dessas empresas que gere pagamentos móveis de estacionamentos, explica que os dados e informações recolhidas a partir dos estacionamentos podem ajudar as cidades a tomar decisões informadas sobre o ecossistema de estacionamento, gestão de tráfego e desenvolvimento urbano, contribuindo para que se tornem mais sustentáveis.

A EasyPark Group dá alguns exemplos.

Autobesidade

O tráfego intenso nos centros das cidades colocou as zonas de restrição ambiental na ordem do dia, assim como a necessidade de criar mais pontos de carregamento de veículos elétricos (VE). Da mesma forma, outro tópico que se tornou numa grande preocupação para cidades como Paris, Roma ou Londres é a autobesidade, ou seja, o peso dos automóveis, na medida em que um peso excessivo corresponde, por regra, a viaturas mais poluidoras.

Os especialistas do EasyPark Group referem que nestas situações “os dados de estacionamento podem fazer parte da solução, ajustando as taxas de estacionamento com base no peso dos veículos”.

Ocupação de lugares

As informações recolhidas a partir dos dados de estacionamentos podem também ser utilizadas para ajudar as cidades a melhorar as condições de estacionamento em toda a zona urbana. Em Heidelberg na Alemanha, por exemplo, o EasyPark Group forneceu ao município uma análise detalhada da ocupação de estacionamentos, o que permitiu ter uma melhor perspetiva das medidas que poderiam ser tomadas e implementadas.

“A CHAVE PARA CIDADES MAIS INTELIGENTES É UMA MELHOR UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO”

Os dados também permitiram que o município alargasse o estacionamento pago a uma zona mais ampla e que englobasse os bairros urbanos adjacentes, e não apenas o centro da cidade. Como resultado, o município de Heidelberg está a considerar fazer alterações nas áreas de estacionamento pago, modificações nos regulamentos de licenças, e implementar soluções ecológicas de partilha de carros para os residentes.

“O número (e tamanho) de carros nas estradas não está a diminuir, pelo que a necessidade de lugares de estacionamento é uma questão constante. A chave para cidades mais inteligentes é uma melhor utilização do espaço, como seja a introdução de estratégias de preços que acabem por redistribuir o estacionamento para garagens do centro da cidade a partir dos estacionamentos na rua, ou funcionalidades na aplicação que orientem os condutores para zonas onde é mais provável encontrarem um lugar”, afirma o EasyPark Group que estima que as cidades poderiam reduzir o tempo de procura de estacionamento em até 50% com este tipo de abordagens. “Tal teria um impacto significativo no congestionamento do trânsito e na poluição”. Por exemplo, Madrid e Milão poderiam reduzir as emissões anuais de CO2 em 755 toneladas e 167 toneladas, respetivamente, de acordo com as contas da EasyPark.

O FUTURO DAS CIDADES MAIS HABITÁVEIS COMEÇA COM A MOBILIDADE, DEFENDE A EASYPARK

A empresa refere que está a investir na transformação da mobilidade através de soluções de estacionamento inteligentes, como o estacionamento automático com câmara (ANPR): “Esta tecnologia fornece aos operadores e às cidades informações valiosas sobre a utilização do estacionamento e sobre os padrões de comportamento dos condutores, para fundamentar decisões baseadas em dados. Como resultado, as cidades estão a adotar estratégias específicas para aumentar a rotatividade nos lugares de estacionamento”.

Menos custos, mais receitas, melhor experiência

Em termos práticos, isto significa que os operadores de estacionamentos beneficiam de uma redução dos custos operacionais e de um aumento das receitas, a par de uma mudança no comportamento dos consumidores em relação ao estacionamento na rua, migrando para um estacionamento mais seguro fora das ruas (“off street”), graças a uma melhor experiência de estacionamento. Nos últimos dois anos, o número de áreas de estacionamento e garagens com ANPR mais do que duplicou para mais de 1.000 locais em 15 países da Europa.

Um inquérito realizado em 2023 a automobilistas na Alemanha revelou que 63% dos inquiridos estariam dispostos a utilizar um parque de estacionamento se fosse mais barato do que estacionar na rua. A maioria (61%) acredita que as garagens de estacionamento reduzem o congestionamento do tráfego e a procura de estacionamentos na rua, e 48% concordam que esta é uma solução melhor para o ambiente.

Garagens de estacionamento em vez de estacionamento à superfície

Já num estudo realizado em Portugal, cerca de 60% dos condutores inquiridos revela que considera que o estacionamento regulado e pago é benéfico para as cidades, uma vez que ajuda a melhorar a circulação e o trânsito. O mesmo estudo revela, também que mais de 76% dos condutores estão preocupados com a sustentabilidade na mobilidade e estacionamento na sua cidade.

“Tornar as cidades habitáveis é uma visão que acreditamos ser possível e essencial. A mobilidade é parte integrante do futuro das cidades e dos seus habitantes, pelo que estamos comprometidos com a inovação que contribui para essa visão. A tecnologia, os dados e as informações que deles derivam são fatores que, quando usados adequadamente, serão bases importantes para um futuro mais sustentável.” afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.