Numa adaptação evidente e rápida a uma das necessidades mais prementes do momento, a Daimler India Commercial Vehicles (DICV), subsidiária da Daimler AG, desenvolveu um camião específico para o transporte de vacinas contra a Covid-19 na Índia. O BharatBenz ‘BSafe Express’ proporciona assim segurança e conveniência para uma das tarefas mais importantes do momento atual.
A subsidiária da alemã Daimler AG teve em conta as exigências acrescidas do transporte das vacinas de Covid-19 naquele que é um dos países mais afetados pela pandemia e, também, com maiores exigências no transporte da mesma. Assim, o camião ‘BSafe Express’ conta com novas unidades de refrigeração avançadas com monitorização remota e em tempo real da temperatura de transporte em todos os momentos.
A Índia lançou-se no desafio de vacinação de 300 milhões de pessoas até julho deste ano, pelo que a linha de transporte das vacinas assume um peso preponderante para essa missão, com o novo camião BharatBenz a assumir-se como uma solução logística de alto impacto para se atingir aquele objetivo até meados deste ano.
Montado sobre um chassis do BharatBenz 2823R, o contentor de refrigeração é fornecido pela Motherson Group, sendo concebido em plástico com reforço de fibra de vidro (GRP), espuma XPS e outros materiais selecionados para a tarefa de transporte das vacinas na temperatura correta, graças a propriedades de resistência à água e à corrosão. O contentor pode ser montado em apenas 96 horas, sendo assim considerado pela marca como uma solução mais prática do que uma solução de raiz, a qual pode levar mais de três semanas a ser entregue.
Para manter a temperatura sob controlo, o contentor conta com sensores integrados, controlando dados como os da humidade, impactos, inclinação ou abertura indevida. Podem também ajustar a temperatura a preceito e soar um alarme caso seja detetado algum problema. Um código QR permite controlar igualmente o trajeto de toda a carga, para que os utilizadores possam averiguar o percurso, estado e historial de cada pacote.
“Com este camião podemos entregar vacinas em perfeitas condições até nas localizações mais remotas, trazendo esperança num regresso à normalidade para mais de 1.3 mil milhões de pessoas”; referiu o CEO da Daimler India Commercial Vehicles, Satyakam Arya.










































