Denza: nova marca chinesa com ‘know-how’ da Mercedes a caminho

27/08/2023

Durante anos, o ‘know-how’ dos fabricantes europeus de automóveis serviu como moeda de troca com grandes companhias chinesas, para que aqueles possam vender no maior mercado do Mundo, contornando as importantes medidas protecionistas.

Entre os bons exemplos dessa estratégia está o projeto conjunto da Mercedes com a BYD, para a criação de uma marca de automóveis eletrificados e com ambições ‘premium’, com mais de uma década.

Em dezembro de 2010, as duas companhias concordaram em formar uma joint-venture, inicialmente detida em partes equitativas, para arrancar com um projeto de uma marca de automóveis elétricos, a que decidiram chamar Denza. Trezentos milhões de euros depois, a nova marca de prestígio iniciou a comercialização na Ásia, mas não ficará por aí. A chinesa Denza vai chegar também à Europa, para deixar a concorrência alemã… de olhos em bico.

A estreia no Velho Continente acontece já durante o salão automóvel de Munique, a partir de 5 de setembro, com o modelo Denza D9, um grande MPV de luxo, com imagem, digamos, impactante… e lotação para até sete ocupantes.

Na China, o D9 está disponível com sistema híbrido plug-in (PHEV) a debitar 400 cv. E este não é o único número interessante. A Denza também anuncia para este MPV uma autonomia elétrica para até 180 km (!), admitindo carregamentos até 80 kW.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.