Entre os bons exemplos dessa estratégia está o projeto conjunto da Mercedes com a BYD, para a criação de uma marca de automóveis eletrificados e com ambições ‘premium’, com mais de uma década.
Em dezembro de 2010, as duas companhias concordaram em formar uma joint-venture, inicialmente detida em partes equitativas, para arrancar com um projeto de uma marca de automóveis elétricos, a que decidiram chamar Denza. Trezentos milhões de euros depois, a nova marca de prestígio iniciou a comercialização na Ásia, mas não ficará por aí. A chinesa Denza vai chegar também à Europa, para deixar a concorrência alemã… de olhos em bico.
A estreia no Velho Continente acontece já durante o salão automóvel de Munique, a partir de 5 de setembro, com o modelo Denza D9, um grande MPV de luxo, com imagem, digamos, impactante… e lotação para até sete ocupantes.
Na China, o D9 está disponível com sistema híbrido plug-in (PHEV) a debitar 400 cv. E este não é o único número interessante. A Denza também anuncia para este MPV uma autonomia elétrica para até 180 km (!), admitindo carregamentos até 80 kW.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.