Dez modelos que vão ser descontinuados em 2024

04/01/2024

Agora que o ano de 2023 ficou para trás com ele 10 construtores deixarão de produzir alguns dos seus modelos mais emblemáticos e que vão passar à história.

Com a chegada de diversos automóveis elétricos, existem aqueles que irão deixar de ser vendidos, grande parte deles com motores de combustão.
Aqiui ficam alguns modelos que vão descansar em 2024 e há alguns que vão acabar por surpreender
E tendo em conta que alguns desaparecem, existem outros que chegam e cujo mercado espera ansiosamente, Renault 5, Scénic E-Tech, Alfa Romeo Milano, Audi Q6 e-tron… e por aí fora.

Audi R8
Depois de 16 anos de produção, assim como duas gerações, o Audi R8 deixa-nos em 2024. A versão que vai ser lançada nos EUA será a última. Trata-se do GT RWD 2023. Por isso, teremos de nos conformar em vê-lo nas mãos de gente famosa. Este é um superdesportivo de alto rendimento com um arquitetura de motor central com um potente V10. A geração de 2023 está disponível com motor V10 atmosférico com duas potências, 570 e 620 CV.

Audi TT
Este é outro ícone da marca dos quatro anéis. O Audi TT deixa-nos depois de 25 anos de produção. Este é um modelo que se destacou pela estética e conquistou os seguidores da marca alemã pelas suas prestações.
No caso do Reino Unido, os clientes podem reservar a última edição do TT, a denominada Final Edition 2023. Nos EUA, a última edição chamava-se RS Heritage Edition. No resto da Europa, existirão sempre Audi TT em segunda mão. O motor é a gasolina de quatro cilindros com um potência de 245 CV e motor de 370 Nm.

Chevrolet Camaro Turbo
Neste caso, é o modelo, daqueles que desparecem em 2023, que mais tempo se vai manter em produção até à edição final, contudo em 2024. Depois de ter sido produzido durante seis gerações, a última versão vai receber a designação Collector´s Edition, e terá uma cor exclusiva Panther. Este Chevrolet é um dos americanos mais conhecidos da gama. Está disponível com um motor 2 litros Turbo de 275 CV que disponibiliza um binário de 400 Nm. Algumas das caraterísticas que se destacam é o seu design agressivo e o seu motor potente.

Dodge Charger
Dentro da família Dodge, desaparecem vários modelos como o Charger, o Hellcat e o Challenger. Tantas perdas, mas um novo ano, novos começos.
No caso do Charger, será substituído por uma versão elétrica que recebe a designação Charger Daytona SRT EV. Para o Challenger, a Dodge lançou nos EUA uma versão de 1025 CV, a Denon 170. Qualquer coisa de brutal. E, no caso do Hellcat, recebeu a última atualização do motor antes de 2024, uma versão do V8 de 6,2 litros.

Ferrari F8 Tributo
Tal como sucede com a família Dodge, os Cavallino também dizem adeus ao F8 Tributo e ao Portofino M. Basicamente, passam a ocupar um espaço importante no museu de Maranello. No caso do Portofino M, será substituído pelo Roma Spider já em 2024, com um motor V8 biturbo de 3,9 litros que produz 620 CV.
No caso do F8 Tributo, trata-se de um superdesportivo com motor V8 biturbo de 3,9 litros capaz de gerar um potência de 720 CV e um binário de motor de 770 Nm.

Ford Fiesta
O Ford Fiesta é outro modelo que nos deixa já em 2024. Um modelo icónico, muito querido por todos, desde o pai de família aos amantes dos ralis. O grande objetivo da marca é apostar no Puma, principalmente numa versão elétrica.
O Fiesta é um veículo compacto que oferece diversas caraterísticas e está disponível em carroçaria de cinco portas. Já teve três portas tb, mesmo nesta última geração e ainda uma versão Active, de ar SUV. Mede 4.,05 m e tem 1,74 m de largura. Oferece motores a gasolina desde os 75 aos 200 CV.

Kia Stinger
Tal como sucede com o Camaro, a produção do Kia Stinger vai terminar no final de 2024. Vendido na Europa durante poucos anos, o Stinger foi mais bem sucedido nos EUA. A segunda geração do Stinger contava com motores Diesel 2.2 CRDi de 200 CV e dois a gasolina, 2.0 Turbo de 245 CV e o mais potente V6 com motor de 366 CV.

Mazda CX9
O Mazda CX-9 deixou de ser produzido no final de 2023 para dar lugar ao CX-90 nos EUA. Nunca chegou à Europa com a designação CX-9, mas vende-se por cá um Mazda SUV grande com a designação CX-60. No caso dos EUA, o MX-30 vai deixar de ser vendido por ter uma autonomia tão curta. Deverá continuar na versão e-Skyactiv R-EV, a versão com extensor de autonomia e motor rotativo Wankel.
O CX-9 é um SUV de grandes dimensões com motor a gasolina de 3,5 litros com 263 CV de potência. Tem 5,095 mm de comprimento, largura de 1,936 mm e uma altura de 1728 mm.

Mercedes-Benz
Por muito que nos doa, a lista de Mercedes-Benz que passam à história é longa para dar lugar a outros modelo, sendo que boa parte deles são elétricos:
Mercedes Benz Clase C Cabrio
Mercedes-Benz Clase C Coupé
Mercedes-Benz CLS
Mercedes-Benz E Cabrio
Mercedes-Benz E Coupé