Dois mortos em explosão de carro híbrido solar em testes

01/07/2023

Dois engenheiros perderam a vida em Itália na explosão do protótipo em que seguiam.

A explosão de um protótipo que fazia parte de um projeto de pesquisa financiado pela União Europeia causou duas vítimas mortais. A engenheira Maria Vittoria Prati, de 66 anos, que conduzia o veículo, e Fulvio Filace, estagiário de apenas 25 anos, não resistiram aos ferimentos e faleceram no hospital, dias depois do acidente que ainda está por explicar.

Os dois investigadores do Conselho Nacional de Pesquisa de Itália cumpriam mais um trajeto de teste incluído no programa do desenvolvimento do protótipo híbrido solar da companhia Life-Save, que visava a criação de um kit acessível de transformação para carros com motores de combustão convencionais em veículos híbridos, movidos parcialmente a energia solar. A dupla seguia a bordo d de um Volkswagen Polo equipado com esta tecnologia patenteada, de motores elétricos adicionais, carregados por uma bateria alimentada por painéis solares instalados no teto e no capô do carro.

O sistema em testes composto por um motor elétrico em cada roda traseira, una bateria de iões de lítio e dois painéis solares

O programa, financiado pela Comissão Europeia, recebeu mais de 1,5 milhões de euros desde 2017, mas terá sido desativado após o gravíssimo acidente, colocando ponto final no projeto do carro solar híbrido acessível.