Dos telemóveis a rival da Tesla: Xiaomi vai lançar o Modena EV este ano

12/09/2023

Há anos que a Apple promete atacar o mercado automóvel, mas a chinesa Xiaomi será a primeira grande marca de telemóveis a lançar um carro elétrico, depois das experiências bem-sucedidas nos pequenos veículos, motos e scooters.

O primeiro automóvel da Xiaomi, conhecido pelo nome de código MS11, já foi revelado em vários vídeos promocionais e, segundo a imprensa chinesa, até já se encontra em produção há cerca de um mês numa fábrica de Pequim, a uma cadência de apenas 50 protótipos por semana, até a aprovação final do Ministério da Indústria e da Informação e Tecnologia da China. Estima-se que esta certificação possa demorar mais dois meses, só então a Xiaomi arrancará com a comercialização Modena, alegadamente o nome oficial do modelo que rivalizará com o Tesla Model 3.

A nível técnico não há dados sobre o MS11, embora várias fontes não oficiais revelem que o carro da Xiaomi terá uma potência entre os 300 e os 400 CV e sistema elétrico adaptado para 800 volts, o que permitirá recargas ultrarrápidas. A bateria com 101 kWh de capacidade permitirá até 800 km com uma só carga, segundo informa o Car News China.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.