Drive Pilot da Mercedes-Benz torna-se o mais rápido do mundo

23/09/2024

A Mercedes-Benz lançou uma nova versão do seu sistema de condução automatizada condicional (SAE-nível 3) para a Alemanha. A atualização permite seguir um veículo até 95 km/h nas Autobahns, tornando-o o sistema mais rápido do mundo.

 

As vendas da nova versão do Drive Pilot da Mercedes-Benz começarão no início de 2025, depois da necessária certificação pela Autoridade Federal dos Transportes Motorizados da Alemanha. A marca prevê que o aval à nova versão chegue ainda em 2024.

“Com esta versão atualizada do Drive Pilot, a Mercedes-Benz volta a sublinhar o seu papel pioneiro na condução automatizada. Em breve será possível ativar a condução automatizada condicional até 95 km/h em tráfego fluido sob determinadas condições na autoestrada alemã”, afirma o diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Compras da marca.

Desta forma – garante Markus Schäfer – “os nossos clientes podem utilizar ainda mais o seu tempo de forma mais eficiente. A Mercedes-Benz está, mais uma vez, a estabelecer os padrões da indústria e a preparar o caminho para a condução autónoma”.

O sistema de condução automatizada condicional de nível 3 toma o comando sobre várias funções do automóvel, mas continua a exigir a presença de um condutor. No entanto, quem se senta ao volante de um Mercedes-Benz equipado com o Drive Pilot pode deixar a condução entregue ao sistema ao circular numa autoestrada alemã.

Alertando que as funcionalidades do sistema de condução autónomo e a forma de as utilizar depende da legislação de cada país, a Mercedes-Benz sublinha que “durante a condução condicionalmente automatizada, a tarefa de condução pode ser entregue ao sistema, permitindo aos clientes utilizar o seu tempo de forma mais eficiente”.

O nível 3 de condução autónoma permite que o condutor tire não apenas as mãos do volante, mas também os olhos da estrada, entregando a condução totalmente ao sistema, sob determinadas condições.

Ao elevar a velocidade para 95 km/h, a Mercedes-Benz está a dar mais opções de utilização do Drive Pilot aos seus clientes.

Assim, pode ser utilizado em tráfego fluido sob certas condições na faixa da direita de uma autoestrada, enquanto segue o veículo da frente, sendo que a opção de utilizar o sistema em condições de tráfego denso e em engarrafamentos em autoestradas manter-se-á nesta atualização do Drive Pilot que irá fazer a sua estreia na Alemanha em 2025.

Na Alemanha, a velocidade máxima permitida para a condução condicionalmente automatizada é atualmente de 130 km/h. A Mercedes-Benz chegou agora aos 95 km/h e tem por objetivo atingir os 130 km/h permitidos até ao final da década.

O construtor alemão está a seguir uma estratégia prudente, centrada na segurança do sistema e adaptando-o também aos normativos legais.

A Mercedes-Benz já desenvolveu, a título de exemplo, luzes de marcação turquesa especiais para sinalizar aos outros condutores que a condução condicionalmente automatizada está ligada.

A marca está à espera que as luzes turquesa instaladas nos faróis dianteiros e traseiros, bem como nos retrovisores exteriores, sejam regulamentadas na Alemanha.

Os estados norte-americanos de Nevada e da Califórnia já concederam isenções para essa tecnologia.

Recorde-se que o Drive Pilot de nível 3 foi autorizado na Califórnia o ano passado, tornando-se o primeiro sistema de condução condicionalmente automatizada a receber o ok das autoridades daquele estado norte-americano.

O Drive Pilot de nível 3 funciona com uma arquitetura de sistema redundante, o que significa que os sistemas vitais, como a direção, a travagem e o sistema elétrico de bordo “são funcionalmente redundantes para garantir manobrabilidade no caso raro de um destes sistemas falhar”.