E a cor automóvel do ano em 2021 foi…

31/12/2021

Todo os anos, os especialistas da Axalta realizam um inquérito global para perceber qual é a cor preferida para automóveis. Em 2021, 35% dos inquiridos votaram branco.

A Axalta, empresa especializada em pinturas de automóveis, estuda as preferências dos consumidores no momento da compra de carro novo, estabelecendo depois o ranking que permite observar as tendências globais e por mercados. Este ano de 2021, o branco é a cor vencedora, com 35% de respostas, à frente do preto, com 19% das preferências e do cinzento escuro, também com 19% do mercado.

O top10 das cores automóveis mais escolhidas em todo o mundo prossegue com o cinza claro (9%), o azul (8%), o vermelho (5%), o castanho/bege (3%), e o verde, amarelo e dourado (1%).

No que respeita apenas o continente europeu, o pódio muda ligeiramente, ficando o cinzento claro no topo das preferências, com 27% das escolhas, seguido do branco, com 23%.

A tendência foi… ecocêntrica

Em 2021, o elétrico foi a grande tendência da indústria automóvel… e também nas cores! Mesmo se o inquérito revela que o branco continua a ser a cor mais frequentemente comprada, nota-se um interesse cada vez maior em cores mais personalizadas. De acordo com a Axalta, o verde influenciou as paletas de cores azuis e amarelas nas atuais tendências de mercados de veículos, levando as cores para um tema mais ecocêntrico.

A cor global para automóveis no ano de 2021 chamou-se ElectroLight, uma espécie de verde elétrico, que mistura tons de amarelo, para criar uma imagem audaz e contemporânea que denota “estilo, energia e elegância”.

“A ElectroLight é outro passo para iluminar um caminho para um futuro ecológico para todos os tipos de veículos, incluindo veículos autónomos. Formulada com uma tecnologia de sensores de mobilidade em mente, a ElectroLight combina uma paixão por individualismo e ciência de tintas numa cor funcional, expressiva e dinâmica.”, explicou Hadi Awada, Senior Vice President na Axalta.