E a cor automóvel mais popular em 2020 foi…

19/12/2020

Branco. 38% dos proprietários de automóveis novos em 2020 escolheram o branco como cor para a sua viatura. E mais de dois terços do mercado são cores neutras

2020 trouxe mudanças enormes para a indústria automóvel, mas parece que há modas que vieram para ficar. Por mais um ano, o branco foi a cor mais utilizada nos automóveis, a uma distância considerável das outras duas opções no pódio: o preto e o cinzento…

Longe vão os tempos em que o “cinzentismo” era a nota dominante no parque automóvel nos principais mercados mundiais, e tudo era cinzento ou prata? Não. Atualmente, na era da diversidade e da personalização, há também… o branco e o preto. A primeira, é mesmo a escolha nº. 1, com 38% das preferências; a segunda fica-se por metade deste valor, 19%.

O cinzento aparece em terceiro na lista das cores mais populares, reunindo 15% das escolhas, subida de dois pontos percentuais do que em 2019, atingindo a melhor performance da última década.

São dados revelados no relatório 68th annual Global Automotive Color Popularity Report da Axalta, fornecedor que é referência mundial no segmento de tintas, que também destacou a grande popularidade do tom prata (outro clássico…), escolha segura para 9% dos proprietários de automóveis novos este ano.

Contas feitas, 81% dos automóveis produzidos no mundo em 2020 são pretos ou brancos e em dois tipos de cinzento.

Na Europa, mais do mesmo: o cinzento e o branco foram as cores escolhidas para 25% dos automóveis que saíram das linhas de montagem em 2020, seguindo-se o preto, com 21%. Os europeus colocam o azul no topo das preferências, com 10% de quota de mercado.

Apesar deste cenário, no seu relatório anual, a Axalta abre portas à chegada de cores inovadoras, referindo que há uma tendência para tons como verde-azulado ou o verde-amarelado. Caso para dizer: do oito ao oitenta…