A Ford vai lançar uma nova funcionalidade integrada na app FordPass, que alerta o proprietário em caso de roubo do veículo.

Embora Portugal esteja classificado como um dos países mais seguros da Europa, o furto e roubo de automóveis continuam a preocupar. Imagine agora que o seu carro era capaz de identificar a aproximação dos amigos do alheio e chamar ajuda.

É o que promete a Ford com a nova função Serviços para Roubo de Veículos (Stolen Vehicle Services), integrada na aplicação FordPass, que alerta o proprietário em caso de assalto.

“Ninguém quer pensar nas consequências de ter o seu veículo roubado. Os Serviços para Roubo de Veículos proporcionam um elevado nível de deteção em face de uma tentativa de roubo, apoio em permanência para ajudar a polícia a rastrear e localizar o veículo, aumentando a probabilidade da sua recuperação e dando um suporte adicional aos nossos clientes na eventualidade do pior vir a acontecer”, explica Charles Nolan, Diretor de Retalho de Soluções de Conectividade, da Ford Enterprise Connectivity.

O sistema utiliza os sensores do veículo para detetar uma série de sinais que possam indicar que o veículo está a ser roubado. Em caso de alerta, o proprietário recebe uma notificação no smartphone. A aplicação mostra o estado atual do veículo, para que se confirme se foi movido do local ou se alguém está a entrada no habitáculo.

Tratando-se de alarme falso, basta desativar a função. Em caso de emergência, a própria aplicação vai agilizar o contacto das autoridades e permitir a ligação ao call center dedicado, para proceder, por exemplo, à desativação remota de algumas funcionalidades do veículo, para tornar mais fácil o rastreio e recuperação do veículo pela polícia.

Disponível a partir de 2022, inicialmente para o Mustang Mach-E GT, a nova função será um elemento da subscrição Ford Secure, gratuita num período experimental em veículos compatíveis.